Destaque da NASA: estrelas em formação estão na foto astronômica do dia
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

As estrelas jovens Herbig-Haro 46/47, observadas pelo telescópio James Webb, estão na foto destacada pela NASA nesta sexta-feira (28). Elas ficam no interior de uma nebulosa escura, e aparecem acompanhadas de fluxos de gás molecular ejetados a alta velocidade.
- Veja como jatos de gás esculpiram objeto em forma de arco na Nebulosa de Órion
- Como nasce uma estrela?
Este sistema estelar em desenvolvimento fica a apenas 1.140 anos-luz de nós, estando relativamente próximo de nós. Como são bastante luminosas no infravermelho, radiação capaz de atravessar a poeira, estas estrelas são excelentes objetos para observações com o telescópio James Webb.
Elas aparecem no centro das pontas de difração brilhantes, cercadas por um disco de gás e poeira que ajuda a expandirem sua massa. As estruturas alaranjadas foram formadas por emissões anteriores das estrelas, enquanto as mais recentes têm cor azulada.
Normalmente, são necessários milhões de anos até as estrelas serem formadas. É daí que vem a importância de estudar objetos como Herbig-Haro 46/47: elas têm poucos milhares de anos, e podem ajudar os cientistas a entender como as estrelas ganham massa ao longo do tempo.
O que são objetos Herbig-Haro?
Como seus nomes indicam, as estrelas HH 46/47 são objetos Herbig-Haro. Eles são regiões brilhantes, formadas quando os jatos liberados por estrelas brilhantes atravessam nuvens de gás e poeira.
É comum que os objetos Herbig-Haro tenham temperatura de aproximadamente 10 mil K, chegando a até 20 massas terrestres de matéria. Mais de 600 deles já foram encontrados, e todos estão presentes em regiões de formação estelar.
Os objetos Herbig-Haro levam o nome dos astrônomos George Herbig e Guillermo Haro, que os estudaram durante a década de 1950.
Fonte: ExpressNews