Destaque da NASA: estrela devorando planeta é a foto astronômica do dia
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

Pela primeira vez, astrônomos conseguiram observar uma estrela devorando um de seus planetas. O processo aparece em representado em uma animação, destacada pela NASA nesta terça (6) no site Astronomy Picture of the Day.
- Estrela parecida com o Sol é flagrada devorando um de seus planetas
- O que acontecerá com o Sistema Solar após a morte do Sol?
Tudo aconteceu na estrela ZTF SLRN-2020, que é parecida com o Sol e fica a cerca de 12 mil anos-luz de nós. O planeta devorado por ela tinha tamanho parecido com o de Júpiter, e orbitava sua estrela mais perto dela do que Mercúrio orbita o Sol.
A animação começa com a estrela roubando a atmosfera do planeta; parte dela acaba absorvida pelo astro, enquanto os outros gases são ejetados para o espaço. Já no fim do vídeo, o planeta é engolido pela estrela, fazendo com que a atmosfera externa dela fique temporariamente mais quente e brilhante.
Os astrônomos já identificaram várias estrelas gigantes vermelhas e suspeitam que, às vezes, elas consomem planetas próximos; mas, até então, o processo não havia sido observado. Com a ajuda de telescópios espaciais e em solo, eles flagraram a estrela durante sua “refeição”.
Estrela engolindo planeta
A estrela envolvida no processo chegou à fase de gigante vermelha, o que nos diz que ela está se aproximando do fim de sua vida. Após esgotar suas reservas de combustível para a fusão nuclear, a estrela começa a expandir suas camadas, ficando mais perto dos planetas que orbita.
Ela se expandiu e sua atmosfera externa envolveu o planeta. Os gases fizeram com que ele desacelerasse e diminuísse sua órbita, até que mergulhou na atmosfera da estrela. A transferência de energia fez com que a estrela aumentasse de tamanho temporariamente e ficou mais brilhante. Entretanto, observações recentes mostraram que ela voltou ao tamanho que tinha antes da fusão.
Algo do tipo vai acontecer no Sistema Solar. Em cerca de cinco bilhões de anos, o Sol vai se tornar uma gigante vermelha e vai engolir Mercúrio, Vênus e, provavelmente, a Terra; só que, como nosso planeta e vizinhos são muito menores que Júpiter, é provável que o jantar do nosso astro não cause um aumento tão intenso de iluminação.
Fonte: APOD