Publicidade

Destaque da NASA: brilhante Nebulosa Trífida é a foto astronômica do dia

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
Martin Pugh
Martin Pugh

A nebulosa M20, mais conhecida como Nebulosa Trífida, está na foto destacada pela NASA nesta segunda (5). Ela fica a cerca de 9 mil anos-luz de nós e é conhecida pela poeira escura distribuída em longas faixas, que parecem dividir sua estrutura.

Localizada em direção à constelação Sagitário, a Nebulosa Trífida é uma região de formação estelar formada por gás ionizado. Este objeto é uma combinação de nebulosa de emissão, reflexão e escura, juntas de um aglomerado estelar.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Na foto, há formações de poeira escura perto da parte inferior da nebulosa, enquanto filamentos de poeira aparecem dispersos por ela. No centro, está uma estrela massiva, responsável por grande parte do brilho da nebulosa.

A estrela tem apenas 300 mil anos, ou seja, é jovem para os padrões astronômicos. Mesmo assim, ela é capaz de emitir fortes ventos e radiação, que esculpem os gases próximos e abrem cavidades neles.

A Nebulosa Trífida

A M20 foi um dos objetos observados pelo astrônomo francês Charles Messier, que identificou no céu o que descreveu como “objetos nebulosos”. Antes, ele havia confundido-os com cometas, e começou a listar os objetos para que outros não cometessem o mesmo erro.

Eis que surgia o catálogo de Messier, com 100 objetos — entre eles, estava a Nebulosa Trífida. Ela une, sozinha, diferentes fenômenos astronômicos: a M20 conta com uma nebulosa de emissão, cujos gases ionizados emitem os tons vermelhos e brilhantes na imagem.

Ela brilha acompanhada de uma nebulosa de reflexão azulada. Ainda, a Trífida abriga uma nebulosa escura, cujos gases e poeira escuros criam as faixas que parecem dividir a nebulosa em três partes.

Fonte: APOD