Descobertos mais dois exoplanetas parecidos com a Terra em uma zona habitável

Por| 19 de Junho de 2019 às 21h50

A Mendez/PHL

De acordo com um estudo publicado na revista Astronomy & Astrophysics, dois novos exoplanetas parecidos com a Terra foram descobertos na zona habitável de sua estrela — e a Teegarden fica a cerca de 12,5 anos-luz da Terra, apenas, na constelação de Áries.

Os planetas Teegarden B e C, então, orbitam a estrela justamente em uma região de seu sistema em que as temperaturas médias permitem, em teoria, a existência de água no estado líquido, que é um elemento-chave para o florescer da vida. Contudo, estar na zona habitável de uma estrela não é o único fator determinante para que tais planetas sejam habitáveis.

A descoberta foi feita por astrônomos de instituições internacionais que trabalham de maneira colaborativa, incluindo o Instituto de Astrofísica de Canárias na Espanha e a Universidade de Göttingen na Alemanha. A estrela Teegarden é uma anã vermelha descoberta em 2003, cuja massa é um pouco menor do que a massa do nosso Sol. Quase três anos de observações foram necessários para a descoberta de planetas ao seu redor.

Agora, é preciso estudar melhor os exoplanetas em questão para descobrir se eles têm o potencial de abrigar água ou ambientes rochosos em suas superfícies. Os cientistas continuarão estudando a velocidade de suas órbitas e rotação nos próximos anos.

Fonte: Scince Alert