Descobertos 4 objetos espaciais diferentes de tudo o que já se viu antes

Por| 14 de Julho de 2020 às 10h49

Descobertos 4 objetos espaciais diferentes de tudo o que já se viu antes

Astrônomos do projeto Evolutionary Map of the Universe (“Mapa Evolucionário do Universo”, em tradução literal) encontraram algo estranho: observando o espaço profundo em comprimentos de onda de rádio, eles descobriram quatro objetos espaciais que são redondos e brilhantes, e não se parecem com nenhum objeto astronômico já visto. A descoberta de três dos objetos ocorreu durante um mapeamento do céu noturno em radiofrequências com o Australian Square Kilometer Array Pathfinder, um conjunto de radiotelescópios na Austrália. O quarto foi encontrado nos dados coletados pelo Giant Mestre Wave Radio Telescope, na Índia.

Os objetos receberam o nome de "odd radio circles" (ou simplesmente "ORCs"), devido à peculiaridade de suas formas. Os astrônomos ainda não sabem qual é a distância desses ORCs, mas suspeitam que eles possam estar ligados a galáxias distantes. Em um artigo submetido para publicação na revista Nature, eles especulam que os objetos possam ser ondas de choque que sobraram após a ocorrência de algum evento fora da galáxia.

Os quatro ORCs encontrados brilham em comprimentos de ondas de rádio, mas são invisíveis em raios infravermelhos e raios X. Dois deles possuem galáxias em seus centros, que podem ser vistas apenas em comprimentos de ondas também visíveis. Na prática, isso indica que esses objetos podem ter sido formados por essas galáxias. Já outros dois ORCs parecem estar bem próximos um do outro, o que pode significar que as origens deles teriam alguma relação.

Para Kristine Spekkens, astrônoma do Royal Military College of Canada e Queen's University, pode ser o caso de um novo fenômeno que ainda não foi investigado. "Pode ser também a extensão de uma classe de objetos já conhecida, mas que ainda não conseguimos explorar", aponta ela.

Como foram descobertos apenas quatro desses objetos estranhos até o momento, os astrônomos ainda não conseguem dizer muito sobre a verdadeira natureza deles. Entretanto, como o projeto do Evolutionary Map of the Universe está apenas começando, é bem provável que mais objetos desconhecidos do tipo sejam encontrados futuramente.

Fonte: LiveScience