Descoberta existência de água em exoplaneta que fica a 179 anos-luz da Terra

Por| 26 de Novembro de 2018 às 09h21

Descoberta existência de água em exoplaneta que fica a 179 anos-luz da Terra

Graças às tecnologias de ponta do Observatório Keck, uma equipe de astrônomos conseguiu detectar a presença de água na atmosfera de um exoplaneta localizado a 179 anos-luz da Terra. O planeta em questão é o HR 8799c, um dos quatro confirmados na órbita da estrela HR 8799.

Observado pela primeira vez em 2008, ele é um jovem gigante gasoso que tem cerca de sete vezes a massa de Júpiter, levando 200 anos terrestres para completar uma órbita ao redor de seu astro. E, com as novas observações, além da presença de água em sua atmosfera, também foi constatado que ali não há metano.

A descoberta é importante porque valida a nova tecnologia empregada pela equipe na busca por sinais de vida em outros planetas. Eles combinaram duas técnicas: óptica adaptativa, que neutraliza efeitos de desfoque da atmosfera da Terra; e um espectrômetro do telescópio Keck chamado NIRSPEC, instrumento de alta resolução que identifica a luz infravermelha. Segundo o pesquisador da NASA, Dimitri Mawet, "essa tecnologia é exatamente o que queremos usar no futuro para procurar vida em planetas parecidos com a Terra; ainda não chegamos lá, mas estamos no caminho".

Então, ao combinar a espectrografia com a óptica adaptativa, a equipe conseguiu superar as dificuldades de se observar diretamente o planeta, cuja luz refletida é praticamente tomada pela luz emitida por sua estrela durante o trânsito.