Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Descoberta de gelo acessível em Marte pode acelerar colonização do planeta

Por| 12 de Janeiro de 2018 às 18h21

Link copiado!

NASA
NASA

É bom Elon Musk acelerar seus planos de colonizar Marte. Cientistas acabaram de descobrir camadas de gelo acessíveis no planeta vermelho, parcialmente expostas na superfície. A descoberta foi publicada na revista Science.

As imagens foram captadas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, que está orbitando o planeta desde 2006. Cientistas trabalharam em conjunto com a Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, para estudar a descoberta.

O fato de Marte ter água não é novidade para ninguém, e os cientistas já sabiam que existe gelo subterrâneo e grandes acúmulos nos pólos glaciais. A novidade é que não havia gelo acessível. Até agora.

Os depósitos de gelo se formaram como camadas grossas logo abaixo da superfície, e parte delas está exposta em oito locais do planeta.

Continua após a publicidade

Água para futuras missões

Um dos cientistas que participaram do estudo publicado na Sciente disse que a descoberta vai mudar o rumo da exploração humana em Marte. Esse gelo pode fornecer água para a construção de uma base permanente no planeta ou ajudar em futuras missões, pelo menos.

O gelo ainda precisa ser estudado, mas o fato de ele estar exposto vai facilitar a coleta do material. O melhor da história é que o gelo aparente se localiza em uma região com temperaturas mais amenas, o que permitiria a ação de robôs e até humanos.

Fonte: Business Insider