Publicidade

Delta | Novo veículo da Virgin Galactic fará voos suborbitais a cada 3 dias

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/VirginGalactic
Divulgação/VirginGalactic

A Virgin Galactic deve retomar seus voos suborbitais em 2026. De acordo com Michael Colglazier, CEO da companhia de turismo espacial, as novas viagens serão realizadas a bordo do novo veículo da Classe Delta.

Segundo a empresa de astroturismo, as novas naves da Classe Delta poderão voar para além da atmosfera terrestre a cada três dias. Isso representa um grande avanço em relação à nave espacial anterior, a VSS Unity, que era capaz de realizar apenas um voo por mês.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Maior capacidade de passageiros

Além de poder realizar mais voos, a nova nave espacial da Virgin Galactic terá capacidade para levar até seis passageiros por viagem. A VSS Unity, seu veículo anterior, decolava com quatro ou cinco passageiros por vez nos voos.

O Delta contará com um total de 20 compartimentos projetados para acomodar até cinco racks de carga útil em cada viagem. A ideia da empresa é que, além do astroturismo, as novas naves sejam utilizadas para realizar experimentos científicos no espaço.

Segurança e controle de voo

As naves Delta contarão com um sistema de propulsão híbrido, que combina combustível sólido com oxidante líquido. Essa combinação garante maior segurança e controle ao voo, já que o motor pode ser desligado rapidamente em caso de emergência — algo inviável em sistemas totalmente sólidos.

Esse tipo de motor híbrido também reduz o custo e a complexidade da manutenção do veículo, favorecido ainda pelo design modular. A estrutura do Delta facilita intervenções rápidas entre os voos, fator decisivo diante do objetivo da Virgin Galactic de lançar a nave em até oito missões por mês.

Produção e testes

Continua após a publicidade

A Virgin Galactic construiu uma instalação multiuso em Mesa, no Arizona (EUA), para acelerar o desenvolvimento e a montagem dos veículos Delta. A instalação conta com dois hangares, o que permitirá maior flexibilidade na fabricação e nos testes da nova aeronave.

"A conclusão da nossa nova unidade fabril é um marco importante no desenvolvimento da nossa frota de naves espaciais de próxima geração, a chave para a nossa escala e rentabilidade", afirmou Michael Colglazier em comunicado emitido pela empresa.

Assim que finalizada a produção, a nave passará rapidamente por um programa de testes de voo, uma vez que seu sistema é derivado da VSS Unity. Com os testes concluídos, o plano de realizar cerca de dois voos por semana deve ser atingido no início de 2027.

Leia mais: 

Continua após a publicidade

VÍDEO | COMO TIRAR FOTO DA LUA COM O CELULAR

Fonte: Virgin Galactic; Space