Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Conceito do telescópio HabEx é apresentado para encontrar vida alienígena

Por| 21 de Dezembro de 2019 às 23h00

Link copiado!

NASA/W. Stenzel
NASA/W. Stenzel

Um grupo multidisciplinar de cientistas norte-americanos elaborou uma nova missão para procurar exoplanetas semelhantes à Terra. Apelidado de HabEx (sigla para The Habitable Exoplanet Observatory), o programa usaria um telescópio com um espelho quase duas vezes maior que o do Hubble para procurar por sinais de vida alienígena.

O projeto foi apresentado durante a reunião anual da American Geophysical Union. Além do espelho de 4 metros, a equipe aplicaria no telescópio técnicas de origami para criar uma estrutura que bloquearia a luz da estrela anfitriã do planeta a ser observado. Em outras palavras, o HabEx desviaria a luz da estrela usando o que eles chamam de “starshade” - um disco em forma de flor de 52 metros, que entraria no espaço dobrado como origami.

Com o bloqueio da luz estelar, o telescópio capturaria apenas a luz refletida pelos planetas, permitindo sondar melhor as características desses mundos.

Continua após a publicidade

De acordo com Scott Gaudi, um dos co-presidentes do projeto, o objetivo é “ver se podemos encontrar um planeta semelhante à Terra - um que possa sustentar a vida”. Ele explica que, embora vários exoplanetas já tenham sido descobertos, “nenhum foi conclusivamente demonstrado ter os elementos necessários para a habitabilidade”. Assim, a missão HabEx seria "o próximo passo lógico" nessa busca.

Concentrado nas estrelas próximas semelhantes ao Sol, o telescópio procuraria por sinais de planetas com água ou dióxido de carbono, dois dos principais componentes que indicam a possibilidade de um planeta ser habitável. Equipado com uma câmera muito poderosa, o telescópio poderia tirar fotos de sistemas planetários próximos, ainda por cima.

Por fim, o equipamento também poderia realizar outros experimentos para tentar entender mais sobre o nosso próprio Sistema Solar. A missão foi projetada por astrônomos, físicos e engenheiros de todos os EUA, incluindo o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

O HabEx é um dos quatro conceitos de missão propostos para ser "o próximo Grande Observatório". O Decadal Survey, programa que identifica e seleciona missões e experiências espaciais emblemáticas, vai indicar qual desses quatro projetos deve receber financiamento até 2021.

Continua após a publicidade

Fonte: Phys.org