Como é o interior da ISS? NASA vai mostrar tudo com realidade virtual em breve

Por Daniele Cavalcante | 11 de Novembro de 2019 às 08h40
NASA
Tudo sobre

NASA

Saiba tudo sobre NASA

Ver mais

Já imaginou passear pela Estação Espacial Internacional (ISS)? Melhor ainda, sem precisar pagar mais de US$ 70 milhões em uma passagem na espaçonave russa Soyuz? Isso será possível graças a uma nova experiência de realidade virtual que a NASA está desenvolvendo. Claro, não é a mesma coisa que estar de fato dentro da ISS e experimentar a microgravidade, mas a experiência promete ser bem imersiva.

O projeto se chama "Space Explorers: The ISS Experience" e foi criado com uma câmera de 360 graus, levada à ISS para que os astronautas a bordo pudessem filmar tudo e mostrar como é a vida a 400 quilômetros acima da superfície da Terra. A câmera foi lançada ao espaço na 16ª missão de serviços de reabastecimento realizada pela SpaceX em dezembro de 2018.

Desde então, a equipe da estação já capturou momentos que vão desde suas refeições até experimentos científicos, incluindo o cultivo de vegetais no espaço e testes de robôs flutuantes chamados SPHERES. "Nosso foco foi pensar e encontrar experimentos científicos que, quando você os vê, está imerso neles", disse Félix Lajeunesse, co-fundador e diretor criativo da Felix e Paul Studios, empresa que desenvolveu a câmera 360º.

As filmagens na ISS ainda estão em andamento, e o próximo desafio será capturar uma caminhada espacial. A data de lançamento do projeto ainda não foi anunciada.

Conheça a ISS em passeio virtual da ESA

Você pode ver a ISS por dentro e passear pelos seus corredores mesmo antes do lançamento da experiência em realidade virtual da NASA. A Agência Espacial Europeia (ESA) permite fazer um tour virtual pela Estação Espacial Internacional sem precisar de óculos VR. Tudo o que você precisa é de um navegador web e uma conexão com a internet.

No passeio da ESA, você pode percorrer cada trecho da ISS e girar a tela para observar cada detalhe, mais ou menos com o fazemos no Google Street View. Além disso, em vários itens da estação há ícones para assistir a um vídeo ou exibir um texto que explica mais sobre as tecnologias ali presentes.

Embora as coisas sejam mais estéticas do que provavelmente será a experiência VR, é bem interessante ter uma ideia de como os astronautas vivem em espaços cheios de equipamentos por todo lado - até mesmo pelo teto. E você, depois de ver o passeio virtual, encararia passar alguns meses por lá?

Fonte: NASA

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.