Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como é o interior da ISS? NASA vai mostrar tudo com realidade virtual em breve

Por| 11 de Novembro de 2019 às 08h40

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Já imaginou passear pela Estação Espacial Internacional (ISS)? Melhor ainda, sem precisar pagar mais de US$ 70 milhões em uma passagem na espaçonave russa Soyuz? Isso será possível graças a uma nova experiência de realidade virtual que a NASA está desenvolvendo. Claro, não é a mesma coisa que estar de fato dentro da ISS e experimentar a microgravidade, mas a experiência promete ser bem imersiva.

O projeto se chama "Space Explorers: The ISS Experience" e foi criado com uma câmera de 360 graus, levada à ISS para que os astronautas a bordo pudessem filmar tudo e mostrar como é a vida a 400 quilômetros acima da superfície da Terra. A câmera foi lançada ao espaço na 16ª missão de serviços de reabastecimento realizada pela SpaceX em dezembro de 2018.

Desde então, a equipe da estação já capturou momentos que vão desde suas refeições até experimentos científicos, incluindo o cultivo de vegetais no espaço e testes de robôs flutuantes chamados SPHERES. "Nosso foco foi pensar e encontrar experimentos científicos que, quando você os vê, está imerso neles", disse Félix Lajeunesse, co-fundador e diretor criativo da Felix e Paul Studios, empresa que desenvolveu a câmera 360º.

As filmagens na ISS ainda estão em andamento, e o próximo desafio será capturar uma caminhada espacial. A data de lançamento do projeto ainda não foi anunciada.

Continua após a publicidade

Conheça a ISS em passeio virtual da ESA

Você pode ver a ISS por dentro e passear pelos seus corredores mesmo antes do lançamento da experiência em realidade virtual da NASA. A Agência Espacial Europeia (ESA) permite fazer um tour virtual pela Estação Espacial Internacional sem precisar de óculos VR. Tudo o que você precisa é de um navegador web e uma conexão com a internet.

No passeio da ESA, você pode percorrer cada trecho da ISS e girar a tela para observar cada detalhe, mais ou menos com o fazemos no Google Street View. Além disso, em vários itens da estação há ícones para assistir a um vídeo ou exibir um texto que explica mais sobre as tecnologias ali presentes.

Continua após a publicidade

Embora as coisas sejam mais estéticas do que provavelmente será a experiência VR, é bem interessante ter uma ideia de como os astronautas vivem em espaços cheios de equipamentos por todo lado - até mesmo pelo teto. E você, depois de ver o passeio virtual, encararia passar alguns meses por lá?

Fonte: NASA