Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Colisão entre galáxias forma rosto fantasmagórico no meio do universo

Por| 28 de Outubro de 2019 às 20h30

Link copiado!

NASA/ESA
NASA/ESA

O Dia das Bruxas está chegando, e uma celebração pouco usual saiu de onde menos se esperava: do espaço. Uma foto feita pelo telescópio espacial Hubble, que captura a colisão de duas galáxias, mostra o que parece ser um rosto gigante (e fantasmagórico) no universo.

A imagem, registrada no dia 19 de junho deste ano, mostra a colisão entre duas galáxias que formaram uma nova, conhecida como Arp-Madore 2026-424 (AM 2026-424). Esse tipo de acontecimento não é incomum, mas uma série de eventos mais raros ocorreram nesta colisão em particular que formaram a figura parecida com um rosto.

Uma das raridades é o fato de que a violenta colisão ocorreu entre duas galáxias de mesmo tamanho, como os observadores afirmam por conta da justaposição lado a lado de duas protuberâncias que formaram os “olhos”. Veja que elas possuem o mesmo tamanho, então “podemos ter certeza de que as duas galáxias envolvidas no acidente eram do mesmo tamanho”, de acordo com uma nota emitida pela equipe responsável pelo Hubble.

Continua após a publicidade

As colisões entre galáxias mais comuns são aquelas em que um sistema menor é engolido por um vizinho de tamanho bem maior e, por isso, esta colisão da vez é especial. Outro fato incomum deste evento é que foi um encontro frontal, de maneira que formou uma espécie de anel de retenção, mesmo que por um pequeno período de tempo, em que os discos de gás, poeira e estrelas se esticou para fora, desenhando o “nariz” e a “face” do sistema.

A imagem só foi possível porque o Hubble aproveitou uma lacuna ocasional em seu cronograma para fazer registros adicionais — o que foi uma sorte para a humanidade, que terá esse registro bem interessante de um fenômeno pouco comum no universo.

Fonte: Hubble