Clássico capitão Kirk quer que você envie seu nome para o Sol em sonda da NASA

Por Patrícia Gnipper | 08 de Março de 2018 às 17h40

A sonda Parker Solar Probe, da NASA, será lançada em 2018 com uma missão histórica: estudar o Sol de maneira sem precedentes, a fim de desvendar ainda mais mistérios sobre a estrela do Sistema Solar. E William Shatner, ator que deu vida ao capitão Kirk, da série clássica de Star Trek, quer que você envie seu nome para o nosso astro.

Shatner já registrou seu nome para ser lançado junto com a sonda em novembro do ano passado, quando a agência espacial abriu as inscrições para que qualquer um pudesse fazer o mesmo. Isso é possível por meio do site do projeto, bastando preencher um cadastro com nome completo e e-mail para criar o seu ticket.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A ação será encerrada no dia 27 de abril e, ao se cadastrar, você garante que seu nome conste nas assinaturas de um cartão de memória que será enviado junto com a sonda. A Parker Solar Probe traçará "um curso pelo calor da coroa solar, em que a temperatura é maior do que 3 milhões de graus Fahrenheit" (equivalente a cerca de 2 milhões de graus Celsius), explicou Shatner. O ator e entusiasta do espaço também disse que "a nave levará meu nome ao Sol, e também o seu nome, e os nomes de todos que quiserem participar dessa viagem de extrema exploração".

Imagem promocional com a campanha da Parker Solar Probe (Imagem: NASA)

Para lançar a missão, a NASA investiu US$ 1,5 bilhão, e o lançamento da sonda está previsto para o dia 31 de julho. Tudo dando certo, a nave fará 24 voos aproximados do astro ao longo de sete anos, chegando muito mais perto de sua coroa do que qualquer missão anterior já enviada pela agência espacial. Seus instrumentos farão medições diversas, auxiliando a entender melhor a estrutura solar, bem como seus campos magnéticos e elétricos, além de estudar os ventos solares.

A ideia é descobrir, de uma vez por todas, como os ventos solares são acelerados, e por que a coroa do Sol é muito mais quente do que sua superfície. A sonda foi inicialmente chamada de Solar Probe Plus, mas, em maio de 2017, a NASA decidiu mudar sua nomenclatura, homenageando o astrofísico Eugene Parker – que previu a existência dos ventos solares em 1958. Além do chip com os nomes dos assinantes, a sonda também carregará uma cópia do estudo original de Parker, além de fotos do cientista e sua equipe da época.

E, claro, o nome do ator que eternizou o clássico capitão Kirk vem sendo usado como uma jogada de marketing para que o público se identifique e apoie a iniciativa. Até o momento, 2,4 milhões de pessoas já garantiram seu ticket para que seus nomes viagem em direção ao Sol, participando deste feito histórico.

Fonte: Space.com, NASA

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.