Cientistas detectam "partícula fantasma" proveniente do espaço profundo

Por Patrícia Gnipper | 17 de Julho de 2018 às 23h30
IceCube Neutrino Observatory

Pela primeira vez na história, a ciência conseguiu captar neutrinos provenientes do espaço profundo. Os neutrinos também são conhecidos como uma "partícula fantasma" porque eles podem viajar através de praticamente qualquer meio, não deixando nenhum rastro — o que torna sua detecção extremamente complicada.

A partícula detectada se deslocou pelo espaço por milhões de anos-luz até chegar à Terra, e tal detecção foi possível graças a uma ferramenta chamada IceCube — um cubo de gelo de um quilôMetro posicionado a cerca de 2.500 metros abaixo da superfície na Antártida, que é parte do IceCube Neutrino Observatory. O aparato foi equipado com mais de 5 mil tubos de detecção, construindo, assim, um detector maciço que ficou ali esperando que um neutrino do espaço profundo se chocasse contra o instrumento.

A descoberta confirma que fontes potentes de energia no espaço produzem neutrinos, que são uma ferramenta-chave para se entender fenômenos do universo que ainda são um tanto quanto misteriosos para nós.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Neutrinos são partículas subatômicas quase sem nenhuma massa, também não tendo carga elétrica e, portanto, interagem raramente com o ambiente. Trilhões de neutrinos fluem através dos nossos corpos a cada segundo, tudo isso sem que notemos nada. A maioria dessas partículas vêm do Sol, mas acreditava-se que uma pequena porcentagem acabava chegando à Terra a partir de disparos cósmicos de alta energia — o que acaba de ser comprovado com a detecção do IceCube.

A descoberta foi devidamente documentada na renomada revista Science.