Cientistas creem ter encontrado um novo reservatório de água congelada em Marte

Por Patrícia Gnipper | 24 de Maio de 2019 às 09h34

Usando dados coletados pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA, cientistas da Universidade do Texas creem ter encontrado um novo "esconderijo" de água congelada em Marte — especificamente, em uma camada de gelo e areia que representaria os últimos traços das calotas polares perdidas há muito tempo.

A bordo da sonda em questão, está um instrumento de radar capaz de ver cerca de 2,5 quilômetros abaixo da superfície marciana. "Não esperávamos encontrar tanto gelo de água aqui. Isso provavelmente torna [a região] o terceiro maior reservatório de água e Marte depois das calotas polares", declarou Stefano Nerozzi, que participou da pesquisa.

É tanta água congelada que, de acordo com os pesquisadores, se derretessem e espalhassem essa água toda ao redor do planeta, Marte seria inundada em 1,5 metro. Se a descoberta se confirmar, essas camadas de gelo podem representar os restos das calotas polares nos polos marcianos que existiam há milhões de anos ali. Ainda, tais camadas poderiam ser evidências de como o clima de Marte aqueceu e esfriou ao longo das eras, em resposta a pequenas mudanças na órbita e na inclinação do planeta.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
Composição mostra camadas de gelo e areia em uma área exposta na superfície marciana (Foto: NASA/JPL/University of Arizona)

O estudo também dá mais informações para que os cientistas consigam mapear onde estão os recursos hídricos em Marte, o que é vital para continuar a busca por sinais de vida no Planeta Vermelho, além de ter papel importante nos planos futuros de levar astronautas para lá. Tudo isso está devidamente documentado na revista científica Geophysical Research Letters.

Fonte: American Geophysical Union, Space.com