Cientista mostra que “som” pode revelar idade e tamanho de uma estrela

Por Wagner Wakka | 26 de Abril de 2018 às 07h57

O professor de astrofísica Bill Chaplin, da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, fez uma descoberta interessante para os fãs de astronomia: ele disse que é possível “ouvir” o som das estrelas. Além disso, Chaplin explica que analisar essas ondas pode ajudar a entender algumas características desses corpos celestes.

Ele explica que as estrelas emitem sons, os quais ficam próximos às estrelas e que podem se captados aqui da Terra. “As estrelas fazem barulho naturalmente em sua camada mais externa e esse som fica preso. O que faz com que ele ressoe - como um instrumento musical”, explica.

Segundo o cientista, quanto maior o tamanho de uma estrela, menor é a frequência de seus sons. “Se temos uma estrela maior do que o Sol, ela vai inspirar e expirar mais lentamente”, brinca. Ele ainda compara o som do Sol com o de uma estrela descoberta pela missão Kepler, da NASA, responsável por encontrar exoplanetas. “Você pode ouvir que a intensidade é muito mais baixa”, aponta.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Com isso, ele explica que é possível ter noção não só do tamanho do astro, mas também a idade dessa estrela.

Fonte: BBC