Publicidade

Chuva de meteoros Orionídeas terá ápice durante esta madrugada; Assista ao vivo!

Por| 21 de Outubro de 2019 às 20h50

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

O cometa Halley passa pela Terra em média a cada 75 anos, e a última visita foi em 1986. Isso significa que só veremos novamente o astro em 2061. Mas todos os anos podemos ver rastros dele caindo do céu: é que a chuva de meteoros Orionídeas, que acontece sempre entre os meses de outubro e novembro, é formada por detritos que o cometa Halley deixou para trás.

Essa chuva poderá ser vista a olho nu aqui no Brasil esta semana, em todas as regiões do país - as regiões Norte e Nordeste, no entanto, serão privilegiadas. As observações já começaram na madrugada de domingo (20) para segunda (21), mas se prolongam pela madrugada de segunda (21) para terça-feira (22).

Os Orionídeas estão entre os meteoros mais rápidos, atingindo uma velocidade de 66 quilômetros por segundo ao riscar o horizonte celeste. Por isso eles tendem a deixar rastros luminosos longos e persistentes, que podemos apreciar no céu por alguns segundos.

Continua após a publicidade

A constelação de Órion é a referência no céu para observar os meteoros, ou seja, o ponto no céu de onde os meteoros parecem sair. Essa constelação possui em seu centro três estrelas que são conhecidas aqui no Brasil como “As Três Marias”. Sua localização no céu é bastante conhecida, o que torna ainda mais fácil saber para onde olhar ao observar os meteoros. Normalmente, espera-se que possamos ver cerca de 15 meteoros por hora, mas algumas pesquisas indicam que podemos estar próximos do final de um ciclo de 12 anos em que esse valor pode dobrar ou triplicar.

Se você quiser observar o evento, é recomendável ir a um local com pouca poluição luminosa, de preferência afastado dos centros urbanos e das fontes de luz forte. Mas, caso isso não seja possível, você pode conferir o fenômeno ao vivo através da transmissão abaixo: