Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

China quer usar lasers gigantes para eliminar lixo espacial ao redor da Terra

Por| 16 de Janeiro de 2018 às 14h36

Link copiado!

China quer usar lasers gigantes para eliminar lixo espacial ao redor da Terra
China quer usar lasers gigantes para eliminar lixo espacial ao redor da Terra

Desde o lançamento do primeiro satélite para a órbita da Terra (o soviético Sputnik, em 1957), a coisa evoluiu a ponto de que, hoje em dia, é praticamente impossível vivermos sem dependermos de satélites que servem para proporcionar comunicação, transmissão de dados e análises meteorológicas. Mas seus resíduos estão se acumulando ao redor do nosso planeta, fazendo com que o lixo espacial tenha se tornado um verdadeiro problema. Afinal, mesmo um pequeno objeto orbitando a uma velocidade tremenda pode causar um estrago e tanto em satélites e naves espaciais caso haja uma colisão. Mas a China tem um plano ambicioso para resolver a questão: usar lasers gigantes para destruir o lixo espacial.

A ideia surgiu de pesquisadores da Air Force Engineering University, que publicaram um documento com o estudo de como seria possível limpar a órbita da Terra de satélites desativados e seus detritos usando os lasers. O que o estudo propõe é que os lasers destruiriam esses objetos para que eles se tornassem inúmeros pedacinhos pequenos o suficiente para que não representem nenhum perigo a satélites que estão operando no momento.

Outros métodos anteriormente sugeridos para solucionar o problema do lixo espacial envolviam coisas nada práticas como, por exemplo, uma rede gigantesca que capturaria esses detritos no espaço, ou, ainda, o uso de ímãs enormes que atrairiam o lixo espacial para a Terra, sendo que os detritos seriam destruídos ao entrarem em nossa atmosfera.  A ideia chinesa parece mais palpável, mas há preocupações com relação a embates políticos, uma vez que a China teria, teoricamente, o poder de derrubar satélites em atividade de países inimigos.

Fonte: BGR