Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

China fará 30 lançamentos em 2019, enviando 50 naves ao espaço

Por| 31 de Janeiro de 2019 às 13h32

Link copiado!

China fará 30 lançamentos em 2019, enviando 50 naves ao espaço
China fará 30 lançamentos em 2019, enviando 50 naves ao espaço

Neste ano, a China pretende enviar 50 naves ao espaço por meio de 30 lançamentos. Entre as missões está uma no final de 2019, quando a sonda Chang'e 5 será lançada rumo à Lua.

A Chang'e 4 deve fazer uma análise de solo e rochas na Lua durante todo o ano, mas como ela não foi projetada para voltar ao nosso planeta, será de responsabilidade da Chang'e 5 fazer a coleta de amostras para serem estudadas com mais afinco aqui na Terra.

Segundo a China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC), o terceiro grande foguete de longo alcance construído pelo país será lançado em julho. Em 2017, a China tentou lançar o segundo foguete do tipo, mas um mau funcionamento aconteceu apenas seis minutos após a decolagem. Agora, se este terceiro foguete fizer um voo bem-sucedido, o quarto ainda a ser construído terá a missão de, então, enviar a Chang'e 5 para a Lua.

Lá, a sonda encontrará o local de pouso pré-selecionado para a coleta de amostras e, depois que seu trabalho por lá terminar, a sonda se levantará da superfície para encontrar o orbitador, que ficará em posição estratégica na órbita do nosso satélite natural — mais ou menos como aconteceu com as missões Apollo, da NASA, em que um módulo permaneceu orbitando a Lua enquanto outro módulo pousou na superfície, retornando ao módulo orbitador na sequência para que, juntos, voltassem à Terra. Contudo, a missão chinesa não será tripulada.

Continua após a publicidade

Outra missão prevista para 2019 é a do lançamento do voo inaugural do foguete Long March-5B, que será usado em futuras missões tripuladas e ajudará a estabelecer as bases para a construção da estação espacial chinesa. Uma versão de testes do foguete está em desenvolvimento enquanto a construção do módulo central da estação espacial continua em andamento. O foguete terá capacidade de transportar 22 toneladas e lançará à órbita da Terra o módulo central e os módulos experimentais da estação.

A China também lançará em 2019 um novo satélite de observação da Terra chamado Gaofen-7.

Fonte: Space Daily