Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Céu de outubro | Eventos astronômicos têm chuva de meteoros Oriônidas

Por| 01 de Outubro de 2022 às 18h00

Link copiado!

bilanol/Envato
bilanol/Envato

Outubro traz para os admiradores do céu poucas oportunidades além do básico, que são as belas fases da Lua. Neste mês, nós do hemisfério Sul poderemos observar a chuva de meteoros Oriônidas (ou Orionídeas), já que as Dracônidas só aparecem no hemisfério Norte.

E se você ouvir falar que vai ter um eclipse solar em outubro, saiba que é verdade, mas nós também não poderemos vê-lo, já que o eclipse parcial da vez só será visto por quem estiver em regiões como Europa, Rússia, Oriente Médio, Ásia Ocidental e parte da África.

Eventos astronômicos no céu de outubro de 2022

Continua após a publicidade

21 de outubro: nas noites de outubro, teremos a oportunidade de ver alguns meteoros brilhando no céu, vindos com a Chuva de Meteoros Oriônidas.

Seu pico acontece na noite do dia 21 de outubro, mas, como ela já começou no final de setembro, não é impossível que algumas pessoas acabem vendo seus meteoros antes do grande dia.

A Oriônidas acontece anualmente quando a Terra, em sua viagem orbital, passa por detritos do famoso cometa Halley. Esta chuva traz meteoros bastante rápidos — com velocidades de até 66 km/s —, garantindo rastros luminosos mais longos e persistentes. Apesar de a Oriônidas ser conhecida por uma taxa de meteoros modesta (cerca de 20 por hora), ela já surpreendeu trazendo cerca de 60 meteoros por hora.

Continua após a publicidade

Para tentar flagrar algum meteoro da Oriônidas, comece as observações por volta das 23h e prepare-se para virar a madrugada olhando para o céu. O melhor momento para esta chuva de meteoros ser admirada é no final da madrugada, por volta das 5h, pois é neste horário em que o radiante (ponto de onde os meteoros parecem vir) fica mais alto no céu.

E para onde olhar? É simples: basta localizar a constelação de Órion, O Caçador. Esta é uma das constelações mais fáceis de se identificar no céu, já que o Cinturão de Órion é composto pelas estrelas popularmente conhecidas como "as Três Marias". Assim que identificar o Cinturão (ou o trio de "Marias"), direcione seu olhar para o "ombro" do caçador, que abriga a brilhante estrela Betelgeuse. É dali que parecem vir os meteoros da chuva Oriônidas.

Fases da Lua em outubro de 2022

Continua após a publicidade

Confira o calendário lunar deste mês:

02 de outubro às 21h14: quarto crescente
09 de outubro às 17h55: Lua cheia
17 de outubro às 14h15: quarto minguante
25 de outubro às 7h49: Lua nova