Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Céu de dezembro | Eventos astronômicos têm chuva de meteoros para encerrar 2022

Por| 01 de Dezembro de 2022 às 00h10

Link copiado!

Yuting Gao/Pexels
Yuting Gao/Pexels

Já é dezembro e, assim, o ano de 2022 vai chegando ao fim. Muitos eventos astronômicos aconteceram nos últimos onze meses, sendo admirados e também fotografados por apaixonados pelo céu noturno — e este mês que começa agora também traz fenômenos legais de se observar.

Eventos astronômicos em dezembro de 2022

14 de dezembro: pico da chuva de meteoros Gemínidas

Continua após a publicidade

Esta chuva de meteoros começa a ficar ativa a partir de 4 de dezembro e dura até o dia 17, mas seu pico está previsto para a noite do dia 14, seguindo pela madrugada do dia 15. É no pico de uma chuva de meteoros que a maior quantidade de "estrelas cadentes" pode ser vista!

Alguns meteoros isolados já começam a surgir a partir das 21h30, mas, neste horário, o radiante da Gemínidas ainda estará muito próximo do horizonte.

Este radiante é a constelação de Gêmeos, posicionada à direita de Órion — aquela que abriga as famosas "três marias" no Cinturão. Para localizar a constelação de Gêmeos, é só traçar uma linha imaginária saindo do Cinturão de Órion em direção à brilhante estrela Betelgeuse. Passando por ela, em seguida você verá Castor e Pólux, estrelas muito chamativas que formam as "cabeças" dos irmãos da constelação de Gêmeos.

Continua após a publicidade

Se olhar para o céu no sentido norte a partir das 23h, dependendo de onde estiver já poderá visualizar o radiante e, então, aguardar pela aparição dos rastros luminosos dos meteoros Geminídeos. Por volta das 2h, o radiante estará bastante elevado em relação ao horizonte e, por isso, esta chuva costuma ser melhor observada de madrugada, até o amanhecer.

Espera-se que a Gemínidas produza até 120 meteoros por hora nesta noite. Para melhor observação, é recomendado estar em locais afastados dos grandes centros urbanos, longe da poluição luminosa que atrapalha a visualização dos fenômenos celestes noturnos.

21 de dezembro: Solstício de Verão no Hemisfério Sul

O dia mais longo do ano no Hemisfério Sul acontece no Solstício de Verão, em 21 de dezembro. É que, neste dia, esta parte da Terra está inclinada de um jeito tal em relação ao Sol que acaba recebendo mais raios solares do que em outros dias.

Continua após a publicidade

Da mesma forma, o Hemisfério Norte recebe menos raios solares em tal dia e, portanto, 21 de dezembro será o dia mais curto do ano para os norte-americanos.

23 de dezembro: Superlua Nova

Quando uma Lua nova acontece em seu perigeu — o ponto de sua órbita em que ela fica mais próxima da Terra —, acontece uma "superlua nova". E como Lua nova não é visível para nós, isso significa que nesta noite o céu fica mais escuro, sem o "atrapalho" da luz refletida pelo nosso satélite natural. Ou seja: é uma ótima oportunidade para admirar a noite!

Continua após a publicidade

Vale dizer que "superlua" não é um termo astronômico propriamente dito. Trata-se de uma denominação popular, ou um "apelido carinhoso" para quando a Lua está nesse ponto mais próximo da Terra. Quando na fase cheia, a superlua parece ser cerca de 5% maior do que uma Lua cheia média, e até 14% maior do que uma microlua cheia — nome dado a quando a Lua está no apogeu, seu ponto mais distante da Terra.

Fases da Lua em dezembro de 2022

Abaixo, você confere o calendário lunar de dezembro, com os dias e horários em que surgem as principais fases da Lua:

  • 08 de dezembro às 1h08: Lua cheia
  • 16 de dezembro às 5h56: quarto minguante
  • 23 de dezembro às 7h16: Lua nova
  • 29 de dezembro às 22h29: quarto crescente