Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Centro Espacial é inaugurado pelo ITA para aumentar atuação brasileira no setor

Por| 05 de Fevereiro de 2020 às 22h20

Link copiado!

AEB
AEB

Com a intenção de aumentar a atuação do Brasil no mercado aeroespacial, além de reduzir a dependência externa que, hoje, nosso país tem nesse sentido, bem como buscar soluções para alavancar as atividades brasileiras no setor, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) acaba de inaugurar o Centro Espacial CEI, em São José dos Campos (SP). O Centro ficará responsável por capacitar recursos humanos e também pelas pesquisas e desenvolvimento no setor espacial a serviço do Ministério da Defesa.

Foram sete anos de trabalhos até que o CEI pudesse ser inaugurado, de acordo com o Major Aviador Pedro Kukulka de Albuquerque, chefe do Centro, que conta com laboratórios apropriados para conceber, desenvolver, montar e operar pesquisas, tanto as que já estão em desenvolvimento, quanto futuras. Tais projetos envolvem não somente o ITA, como também a Força Aérea Brasileira (FAB).

Com o CEI, alunos do ITA vivenciarão, em um só ambiente, todas as etapas do ciclo de desenvolvimento de um projeto da área aeroespacial. Com isso, espera-se que, ao final dos projetos, os alunos estejam familiarizados com todos os processos de engenharia de sistemas, que, de acordo com a AEB (Agência Espacial Brasileira), é um assunto de alta relevância quando se trata de uma área tão complexa quanto a espacial.

Continua após a publicidade

Além disso, importantes projetos em andamento, como o CubeSat Scintilation Prediction Observations Research Task (SPORT), serão beneficiados pelos recursos humanos desenvolvidos no CEI. O SPORT é fruto de uma parceria da Agência Espacial Brasileira (AEB) com a NASA, além do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o próprio ITA. Este pequeno satélite investigará possíveis causas do surgimento de bolhas ionosféricas, responsáveis por causar falhas em comunicações aeroespaciais. Os dados científicos obtidos por meio desta missão serão armazenados pelo Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (Embrace), que depois distribuirá publicamente todas as informações.

Fonte: AEB