Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brasil conquista três medalhas na Olimpíada Internacional de Astronomia

Por| 12 de Agosto de 2019 às 18h56

Link copiado!

Brasil conquista três medalhas na Olimpíada Internacional de Astronomia
Brasil conquista três medalhas na Olimpíada Internacional de Astronomia

No último sábado (10), foi concluída a 13ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica. O evento, realizado na cidade húngara de Keszthely, durou 8 dias ao todo, já que teve início no dia 2 deste mês. O Brasil deixou a competição com três medalhas de bronze e duas menções honrosas. 254 estudantes de 47 países diferentes participaram da olimpíada, que contou não apenas com provas teóricas, como também provas práticas e de análise de dados.

Para representar o Brasil na olimpíada internacional, mais de 100 mil pessoas fizeram parte da prova de nível 4 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) no ano passado. Posteriormente, 5,3 mil candidatos fizeram as provas que constituíram a fase online da seleção, até que 150 fizeram uma prova presencial, e 30 inscritos passaram. A próxima fase, que consistiu em dois treinamentos classificatórios, selecionou a equipe propriamente dita. Os selecionados foram submetidos a alguns treinamentos em Vinhedo, São Paulo, desde o primeiro semestre de 2019. Esses treinamentos foram ministrados por astrônomos. 

E parece que essa seleção exigente rendeu frutos. Os estudantes Raul Basilides Gomes (17), de Fortaleza, Giovanna Girotto (16) e Luã de Souza Santos (17), ambos de São Paulo, foram responsáveis por trazer para casa as medalhas de bronze. Enquanto isso, os paulistanos Bruna Junqueira de Almeida (16) e Lucas Shoji (16) ganharam menções honrosas. Os astrônomos Eugênio Reis, do Observatório Nacional, e Júlio César Klafke, da Universidade Paulista (Unip) foram responsáveis por liderar a delegação.

Fonte: Agência Brasil