Publicidade

Bola de fogo cruza o céu dos EUA e pode ter atingido casa na Geórgia; vídeo

Por  |  • 

Compartilhe:
Reprodução/Twitter @Daniel_Bonds
Reprodução/Twitter @Daniel_Bonds

Uma bola de fogo cruzou o céu dos Estados Unidos na tarde desta sexta-feira (27). A Sociedade Americana de Meteoros recebeu mais de 200 relatos de avistamento do fenômeno nos estados da Geórgia, Carolina do Sul, Carolina do Norte, Alabama, Arizona, Flórida, e Tennessee por volta das 13h25, horário de Brasília. Também houve notificação de uma residência atingida por fragmentos do meteorito.

O objeto brilhante foi observado pela primeira vez a uma altitude de 77 km sobre a cidade de Oxford, na Geórgia, movendo-se em direção ao sudoeste a uma velocidade de 48 mil km/h, informou Bill Cooke, chefe do Escritório de Meio Ambiente de Meteoroides da NASA, à CBS News Bill Cooke.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O satélite de observação da Terra GOES-19, da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA), conseguiu registrar a passagem da bola de fogo.

Fragmentos no telhado

Pouco depois dos registros da bola de fogo, começaram a circular imagens do telhado de uma casa no Condado de Henry, na Geórgia, aparentemente danificado por fragmentos do meteorito.

Uma publicação nas redes sociais do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) na Geórgia destacou que a Agência de Gestão de Emergências do Condado de Henry emitiu uma notificação sobre a queda de destroços do meteoro na residência de um morador local. O NWS também divulgou fotos do ocorrido.

Did you feel that today? Many in north Georgia not only felt it but saw it. It appears that either a meteor or space...

Publicado por US National Weather Service Peachtree City Georgia em Quinta-feira, 26 de junho de 2025

Evento raro

De acordo com Robert Lunsford, da Associação Americana de Meteoros, a estimativa é de que uma bola de fogo seja observada durante o dia, em média, uma vez por mês — o que demonstra que o fenômeno registrado na sexta-feira é incomum.

Continua após a publicidade

“Bolas de fogo diurnas são raras, pois é necessário um objeto grande (maior que uma bola de praia, em comparação com um meteoro comum do tamanho de uma ervilha) para ser brilhante o suficiente para ser visto durante o dia”, explicou Lunsford em entrevista ao site Space.

Segundo ele, o evento pode estar associado à chuva de meteoros Beta Táuridas, que atinge seu pico no fim de junho, quando a Terra cruza a trilha de detritos deixada pelo cometa 2P/Encke.

Leia mais: 

Continua após a publicidade

VÍDEO | OS TELRESCÓPIOS MAIS INCRÍVEIS DO ESPAÇO

Fonte: Space; CBS; NWS