Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Blue Origin envia arte e ciência ao espaço na 6ª missão do foguete New Shepard

Por| 12 de Dezembro de 2019 às 08h15

Link copiado!

Blue Origin
Blue Origin

A Blue Origin lançou na quarta-feira (11) seu foguete reutilizável New Shepard com algumas cargas científicas da NASA, projetos artísticos de estudantes e milhares de cartões postais de crianças. O lançamento aconteceu no Texas, às 14:53 (horário de Brasília), após um atraso de 24 horas devido ao mau tempo. A missão NS-12 foi a sexta viagem espacial deste veículo, que agora passa a ser o recordista da empresa.

Foi também o primeiro voo do New Shepard ao espaço em sete meses, e houve alguns momentos de preocupação. Por causa de um forte nevoeiro, a empresa interrompeu a contagem regressiva várias vezes para verificar novamente os ajustes finais. Uma das interrupções aconteceu apenas 20 segundos antes do lançamento.

Após estes contratempos, o foguete finalmente decolou e atingiu uma altitude máxima de 105 km, levando a carga ao espaço suborbital. Entre as experiências científicas da NASA a bordo, está o OSCAR, que tem como objetivo explorar a reciclagem no espaço, e um experimento para examinar como a genética muda nas plantas quando elas estão espaço.

Continua após a publicidade

Arte e sonhos a bordo

E não há apenas ciência: a cápsula também está levando arte para o espaço! A Blue Origin incluiu duas criações artísticas criadas pelos vencedores do Art in Space Contest. Esse concurso foi realizado pela banda Ok Go, que pediu aos estudantes que apresentassem projetos de arte inovadores para serem lançados ao espaço. “As duas equipes vencedoras trabalharão com engenheiros, artistas e educadores do Playful Learning Lab, em consulta com a Blue Origin e a OK Go”, disse a banda ao anunciar os selecionados.

Além disso, o veículo também levou cartões postais feitos por crianças como parte do Club for the Future, uma organização sem fins lucrativos fundada pela Blue Origin. Para este projeto, as crianças escreveram nos cartões como elas pensam que deve ser o futuro da humanidade no espaço. Quando a nave retornar à Terra, a Blue Origin enviará cada cartão postal de volta ao remetente, "oficialmente carimbado como 'voado para o espaço'".

Em breve, o New Shepard levará também seres humanos ao espaço. Sua cápsula foi projetada para comportar até 6 pessoas, e os primeiros voos tripulados podem começar em 2020. Mas, antes disso, a empresa afirmou que ainda há mais alguns voos para transportar cargas de clientes.

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com, Club for the Future, OK Go