Batido recorde de 6 foguetes lançados em menos de 24 horas; mas um deles caiu
Por João Melo | •

Temos um novo recorde no ar (ou no espaço): seis foguetes foram lançados em menos de 24 horas, entre a segunda-feira (28) e a terça-feira (29). As decolagens aconteceram em diferentes locais dos Estados Unidos, na China e também na Guiana Francesa, e superaram a marca anterior de quatro lançamentos espaciais ocorridos em um único dia. Apesar do feito, uma das aeronaves caiu no mar.
- Amazon lança 27 satélites, pontapé inicial na construção da constelação Kuiper
- SpaceX lança 250ª missão de satélites Starlink e pousa foguete no mar; vídeo
A única falha registrada aconteceu com o foguete Alpha da empresa Firefly Aerospace, que partiu da base da Força Aeroespacial de Vandenberg, na Califórnia (EUA), na última terça-feira (29) e, depois, caiu no Oceano Pacífico no que a empresa chamou de "área limpa".
Confira as imagens de todos os seis lançamentos de foguetes!
Lançamento de satélites
A primeira decolagem das 18 horas de eventos espaciais aconteceu na China, às 15h10 (horário de Brasília) de segunda-feira (28). O foguete Long March 5B saiu do Centro de Lançamento de Satélites de Wenchang e enviou um lote de satélites para a constelação de banda larga Guowang, que opera na órbita baixa da Terra (LEO, sigla em inglês).
Às 15h47 do mesmo dia, uma aeronave Falcon 9 da SpaceX decolou da base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, levando para a LEO mais 27 satélites de internet da Starlink. Já por volta das 20h, a Amazon lançou o foguete Atlas V, que faz parte do Projeto Kuiper (um concorrente da Starlink) e levou os primeiros 27 satélites dos milhares que a empresa fundada por Jeff Bezos deve colocar em órbita.
Uma outra nave Falcon 9 foi a responsável por finalizar os voos na segunda-feira (28). O lançamento da SpaceX aconteceu no fim do dia, às 23h09, e marcou a 250ª missão da empresa de Elon Musk carregando satélites da Starlink. Foram levados desta vez 23 aparelhos à LEO.
Da Guiana Francesa aos EUA
Os últimos dois foguetes responsáveis pelo novo recorde foram lançados na terça-feira (29). O Vega-C, da empresa Arianespace, decolou de Kourou, na Guiana Francesa, às 06h15 (horário de Brasília) e levou à órbita baixa da Terra o satélite Biomass de monitoramento florestal da Agência Espacial Europeia (ESA).
O sexto e último lançamento foi o único que apresentou uma falha (enorme). O foguete Alpha, da Firefly Aerospace, saiu da Base da Força Aeroespacial de Vandenberg, na Califórnia, às 10h37. Contudo, um problema no segundo módulo da aeronave causou a sua queda no mar, e toda a carga útil, incluindo o satélite LM 400, da empresa Lockheed Martin, caiu junto com o veículo espacial no Oceano Pacífico.
O tempo entre o primeiro lançamento e a última decolagem de um foguete foi de 17,5 horas. A busca de cada vez mais empresas por lançar na órbita baixa da Terra os seus satélites, para diferentes funções, pode apontar para um horizonte em que um novo recorde seja batido em breve.
Veja também:
- China usa estilingues gravitacionais e salva satélites presos em órbita errada
- Já parou para pensar em quantos satélites já caíram na Terra?
- Lançamento de foguete da Firefly Aerospace falha e cai no mar em 'área limpa'
VÍDEO: Como funcionam os satélites? [CT Entrevista]
Fonte: Space