Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Balão da China foi descoberto sobrevoando território dos EUA

Por| Editado por Patricia Gnipper | 03 de Fevereiro de 2023 às 17h13

Link copiado!

US Pentagon
US Pentagon

Os oficiais de defesa dos Estados Unidos estão monitorando o que parece ser um balão de monitoramento da China, observado nesta semana. Segundo Patrick Ryder, representante do Pentágono, o balão passou alguns dias sobrevoando território norte-americano a uma altitude bem acima daquela adotada por aeronaves comerciais, sem oferecer riscos.

“Estamos confiantes de que este balão de vigilância de alta altitude pertence à China”, afirmou um oficial de Defesa, destacando que atividades do tipo já foram observadas nos últimos anos. Ainda, eles observaram que a trajetória do balão o levou para sobrevoar o que descreveram como “regiões sensíveis”.

Continua após a publicidade

Entretanto, o balão não parece oferecer riscos significativos de inteligência. Os oficiais analisaram a situação e concluíram que o balão tinha “valor aditivo limitado” no que diz respeito a uma perspectiva de coleta de dados de inteligência, e vão continuar monitorando o objeto.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da China, o balão é, na verdade, um “dirigível civil” projetado principalmente para fins meteorológicos. De acordo com informações do órgão, o balão tem capacidades limitadas para manobras e se desviou de seu curso devido à ação dos ventos.

Mao Ning, representante do ministério, afirmou que o país lamentava ver o balão entrando em território internacional. “A China é um país responsável e sempre cumpriu rigidamente as leis internacionais, e não tem a intenção de violar o território e espaço aéreo de nenhum país soberano”, afirmou.

Em um comunicado, o Departamento de Defesa estadunidense afirma que o país decidiu permitir que o balão siga flutuando, e que não irá tentar derrubá-lo. "Estamos tomando medidas para nos protegir contra a coleta de informações sensíveis da inteligência estrangeira. Avaliamos que [o balão] é grande o suficiente para causar danos, se os detritos caírem em áreas habitadas", afirmaram.

Continua após a publicidade

Fonte: CNN, APNews