Astrônomos encontram trio de galáxias anãs próximas à Galáxia do Escultor

Por| Editado por Patricia Gnipper | 23 de Junho de 2021 às 18h20

Reprodução/ESO

Para procurar galáxias anãs próximas de nós, uma equipe internacional de astrônomos analisou os dados do levantamento Dark Energy Survey (DES). Como resultado, eles encontraram três galáxias anãs que, talvez, sejam galáxias satélites da NGC 253. Trata-se de uma galáxia também conhecida como Galáxia do Escultor, que fica a aproximadamente 12 milhões de anos-luz de distância do Sol, na direção da constelação de Sculptor, o Escultor.

Esta é uma galáxia do tipo espiral, com raio de aproximadamente 86 mil anos-luz e que está passando por um intenso processo de formação de novas estrelas. Como é uma das galáxias espirais mais próximas de nós, ela é um ótimo lugar para a busca de novas galáxias anãs que tenham baixo brilho superficial. Assim, para encontrar outras destas, a equipe de astrônomos liderada por David Martínez-Delgado, do Institute of Astrophysics of Andalusia, investigou a Galáxia do Escultor e seus arredores.

A equipe encontrou as galáxias Donatiello II (Do II), Donatiello III (Do III) e Donatiello IV (Do IV), anãs esferoidais que estão próximas à NGC 253. Segundo os autores, a Do II, Do III e Do IV têm raios efetivos de 323, 495 e 596 anos-luz, respectivamente. Elas têm magnitude absoluta de -7 a -9, nível dentro do esperado para galáxias anãs satélites no universo local. Por terem baixa luminosidade e massa, e também por serem pequenas, as galáxias anãs são mais difíceis de serem identificadas.

Elas costumam acompanhar as maiores e, considerando que evoluem sem influências externas, as anãs podem ser peças essenciais no entendimento dos processos de formação de estrelas nas galáxias. Assim, a equipe estima que as três sejam galáxias satélites da NGC 235, mas ainda serão necessárias novas observações para confirmar isso. Se este for realmente o caso, o número total de galáxias associadas à do Escultor irá aumentar para 16, de modo que a massa total do grupo NGC 253 pode chegar a 800 bilhões de massas solares.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado no repositório online arXiv, e ainda não passou pela revisão de pares para ser aceito em uma publicação científica.