Estrela prestes a explodir como supernova é observada em tempo quase real
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper | •

Pela primeira vez, astrônomos conseguiram observar uma estrela passando por uma transição em seu ciclo, marcando o começo do seu fim. Ela está localizada na galáxia Messier 33, a três milhões de anos-luz, e foi descoberta em 2018. Agora, novas emissões indicam que ela está um passo mais próxima de explodir em supernova.
- Ciclo Estelar | Como as estrelas morrem?
- Estas estrelas massivas talvez estejam explodindo em um novo tipo de supernova
A estrela foi chamada de BELLS 1 pelos astrônomos, e foi observada por eles pela primeira vez em 2018. Na época, ela exibia três linhas de emissão, mas ano no passado mostrou uma quarta linha. O novo sinal foi encontrado nos picos e vales do espectro dela, formado pelos comprimentos de onda da radiação eletromagnética que emite.
Provavelmente, BELLS 1 nasceu como uma estrela quente e massiva, que logo esgotou seu hidrogênio por meio da fusão nuclear. Já a nova emissão indica que a estrela está queimando carbono ou ferro por meio da fusão. Ela tem 25 vezes a massa do Sol e, por enquanto, emite o equivalente a milhões de vezes a luz do nosso astro. Quando esgotar de vez suas reservas de combustível, ela deve explodir em uma supernova do Tipo I.
“É realmente interessante conseguirmos ter visto uma mudança real no espectro do objeto em apenas quatro anos”, destacou Olivia Gaunt, membro da equipe. “Acreditamos que esta pode ser a primeira observação de uma estrela Wolf-Rayet evoluindo em 'tempo real'”, acrescentou.
Devido à distância de BELLS 1, demora alguns milhões de anos até que a luz dela nos alcance. "Sabemos que elas [estas estrelas] existem em escalas de tempo breves, então, esperamos ver mudanças rápidas", observou ela.
As estrelas do tipo Wolf-Rayet, como é o caso desta, são conhecidas por terem vidas curtas e explodirem em intensas supernovas. Por isso, é raro que os astrônomos consigam acompanhar a evolução delas — e vale a pena ficarem de olho no processo.
Fonte: Via: Space.com