Astrônomos descobrem que Plutão tem dunas de metano

Por Natalie Rosa | 04 de Junho de 2018 às 14h57
photo_camera NASA

Analisando "mais de perto" imagens coletadas de Plutão, astrônomos descobriram detalhes que podem significar a existência de dunas em sua superfície. No entanto, ao contrário das dunas que estamos acostumados aqui na Terra, de areia, lá elas são formadas de gelo de metano.

As imagens foram capturadas durante a passagem da New Horizons por Plutão, ainda em 2015.

"O que temos agora é a evidência de uma superfície geológica diversificada, dinâmica e ativa. Nós vemos montanhas, geleiras e gelo em movimento. Mesmo com a atmosfera rarefeita, vemos a evidência dela moldando a superfície deste mundo, assim como acontece em nosso próprio planeta", conta Matt Telfer, autor do estudo que revela a novidade publicado na Science.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A descoberta das dunas foi possível com a ajuda da combinação de uma modelagem de um outro cientista com o mapa da superfície desenvolvido recentemente pela New Horizons. As dunas ficam localizadas na fronteira da Planície Sputnik, onde é possível observar uma mancha com formato de coração na foto do antigo planeta.

Plutão ainda é considerado um "planeta anão", mas, segundo os cientistas, se ele é um considerado um planeta ou não é irrelevante para o estudo.

Fonte: Gizmodo, Science