Astrônomos criam o mais preciso mapa mostrando o passado do universo

Por| 20 de Abril de 2018 às 16h45

Dr. David Sobral

Neste mês, um time de astrônomos apresentou o que é considerado o maior mapa 3D da evolução do universo. A imagem foi divulgada no European Week of Astronomy and Space Science, evento que aconteceu em Liverpool, na Inglaterra, sendo criada por um trabalho colaborativo entre várias instituições do globo.

“Uma equipe liderada pelo Dr. David Sobral, da Lancaster University, fez o gráfico usando o telescópio Subaru, no Havaí, e o telescópio Isaac Newton, nas Ilhas Canárias. Olhando para trás no tempo para 16 diferentes épocas entre 11 e 13 bilhões de anos atrás, os pesquisadores descobriram quase 4.000 galáxias antigas, muitas das quais evoluíram para galáxias como a nossa própria Via Láctea”, explica o anúncio oficial.

O mapa é representado por um cubo que mostra a distância das galáxias em anos-luz em relação à Terra. A posição de todas as galáxias  vistas aparecem na imagem pelos círculos. Em relação às cores, quanto mais voltado ao vermelho, mais perto da Terra as galáxias estão, enquanto, quanto mais para o azul, mais longe se posicionam em relação ao nosso planeta.

“A luz das galáxias mais distantes leva bilhões de anos para chegar até nós. Isso significa que os telescópios funcionam como máquinas do tempo, permitindo que os astrônomos vejam galáxias no passado distante. A luz dessas galáxias também é esticada pela expansão do Universo, aumentando seu comprimento de onda para torná-lo mais vermelho. Este chamado redshift está relacionado com a distância da galáxia. Ao medir o desvio para o vermelho de uma galáxia, os astrônomos podem deduzir sua distância, quanto tempo sua luz levou para chegar até nós e, portanto, quanto tempo atrás estamos vendo”, explica o documento.

Segundo um dos membros do projeto, Sergio Santos, da Universidade de Lancaster, foram usadas imagens de 16 câmeras com filtros especiais para dividir o universo nestes pontos. Já Sobral explica que apenas entre 20% a 27% das galáxias encontradas podem ser caracterizadas como atuais, sendo que o resto é proveniente de luz vinda do passado e que chegou somente agora até nós.

“A maior parte das galáxias distantes que encontramos tem apenas cerca de 3 mil anos-luz de diâmetro, enquanto a Via Láctea é cerca de 30 vezes maior. A sua compactação provavelmente explica muitas das suas excitantes propriedades físicas que eram comuns no início do Universo ”, comenta outra pesquisadora Ana Paulino-Afonso, aluna de doutorado em Lancaster e Lisboa. "Algumas dessas galáxias deveriam ter evoluído para se tornarem como as nossas e, portanto, estamos vendo o que nossa galáxia pode ter parecido 11 a 13 bilhões de anos atrás", informa.

O trabalho foi feito com a colaboração de estudantes de Leida, na Holanda; Lisboa, em Portugal; e Califórnia, nos Estados Unidos.

Fonte: EWASS