Asteroide que se parece com um crânio passará perto da Terra em novembro

Por Patrícia Gnipper | 01 de Outubro de 2018 às 08h36
Jose Antonio Peñas/SINC

Poucos dias após o Halloween, no dia 11 de novembro, um asteroide cujo formato se assemelha ao de um crânio passará perto da Terra. Mas não há por que temer: o objeto chamado 2015 TB145 estará a uma distância segura, não representando nenhum risco ao nosso planeta.

Em 2015, este mesmo asteroide já nos visitou. Ele foi descoberto em 10 de outubro daquele ano, pouco antes de sua aproximação com a Terra, que aconteceu no dia 31 do mesmo mês. Naquela ocasião, o TB145 estava a apenas 1,3 distâncias lunares da Terra; agora, em 2018, ele passará bem mais distante, a 105 distâncias lunares. A Lua se encontra a 384 mil quilômetros da Terra, por sinal.

Foto do asteroide capturada em 2015 pelo Observatório de Arecibo (Imagem: NAIC-Arecibo/NSF)

Na época, a NASA apelidou o asteroide de "A Grande Abóbora", fazendo alusão às tradicionais abóboras da época de Halloween nos Estados Unidos. Mas o apelido não pegou, já que o objeto é mais parecido com um crânio assustador do que com uma abóbora, de fato.

Estima-se que o diâmetro do asteroide seja de 700 metros — medida que pode parecer grande para nosso padrões humanos, mas em escalas astronômicas o objeto é apenas um pequenino que não tem influência gravitacional sobre a Terra ou a Lua. Ele representaria algum perigo para nós caso estivesse em rota de colisão, mas sua trajetória já é bastante compreendida pelos especialistas, que garantem que o asteroide é apenas um visitante inofensivo.

Depois de novembro, a próxima vez que o TB145 nos visitará será em 2027, quando passará a apenas uma distância lunar (ou 384 mil km).

Fonte: IFL Science

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.