Asteroide passará próximo à Terra nesta sexta (22), mas não precisa ter pânico

Asteroide passará próximo à Terra nesta sexta (22), mas não precisa ter pânico

Por Thaís Augusto | 19 de Março de 2019 às 18h06

Um asteroide com até 41 metros de diâmetro passará perto da Terra nesta sexta-feira (22). A informação foi divulgada pelo site da NASA que monitora corpos celestes.

Ainda assim, a notícia não deve disparar alarmes: na imensidão do espaço, um asteroide ou meteoro "próximos" da Terra estão, na maioria das vezes, a milhares de quilômetros. É impossível até mesmo observá-los a não ser que você tenha disponível um telescópio adequado para isso.

Este é o caso do corpo celeste EA2. Ele passará pelo nosso planeta a uma distância segura de aproximadamente 305 mil quilômetros. A passagem de asteroides perto da Terra é comum, mas normalmente eles são tão pequenos e estão tão distantes que acabam ficando longe das manchetes.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

No dia 22 de março, quando estiver passando pelo planeta, o EA2 estará mais próximo de nós do que a própria Lua. O seu tamanho é duas vezes maior que o meteorito que atingiu a Rússia em 2013.

O asteroide foi detectado no início do mês e está se movendo lentamente a uma velocidade de cinco quilômetros por segundo.

A NASA também confirmou outro asteroide com trajetória próximo da Terra. O 2019 CD5 tem um diâmetro entre 110 e 250 metros, mas sua distância é ainda maior que a do EA2: o corpo celeste está a 10,2 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Uma simulação mostra a passagem do EA2 durante o movimento de rotação da Terra:

Fonte: CNET e NASA

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.