Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Asteroide gigantesco se aproxima da Terra, mas não há perigo ao nosso planeta

Por| 03 de Outubro de 2017 às 15h51

Link copiado!

Asteroide gigantesco se aproxima da Terra, mas não há perigo ao nosso planeta
Asteroide gigantesco se aproxima da Terra, mas não há perigo ao nosso planeta

Um asteroide gigantesco, do tipo que pode destruir um planeta do tamanho da Terra, está se aproximando do nosso planeta neste exato momento. No entanto, apesar de sua curta distância, o objeto não oferece risco à Terra.

O objeto, chamado 2012 TC4, tem dimensões entre nove e trinta metros de largura, e no dia 12 de outubro ele chegará ao ponto mais próximo de nosso planeta, a aproximadamente 43 mil quilômetros de distância. Esse número pode parecer muito grande, mas, se considerar que os satélites artificiais que orbitam a Terra estão localizados a, no máximo, 36 mil km daqui, o TC4 estará, mesmo, passando bastante perto do nosso planeta.

A comunidade científica aproveitará a ocasião incomum para simular como suas equipes lidariam com uma aproximação potencialmente fatal de um asteroide na Terra, fazendo com que fiquemos melhor preparados para um futuro evento do tipo.

Ainda, a International Asteroid Warning Network, rede composta por cientistas de observatórios de vários países, emitirá um alerta de defesa planetária para convocar especialistas de todo o mundo para rastrear e traçar o curso do TC4 em tempo real. Esse deverá ser o teste final quanto à capacidade cooperativa de se rastrear e combater uma potencial ameaça global, como a aproximação de um grande asteroide.

Continua após a publicidade

Fonte: BGR