Arquivo fotográfico da missão Apollo 11 exibe fotos inéditas — e fora de foco

Por Patrícia Gnipper | 24 de Julho de 2018 às 23h25
TUDO SOBRE

NASA

A NASA não queria que a gente visse as fotos rejeitadas da missão Apollo 11, aquela que levou o homem à superfície da Lua pela primeira vez. Mas, agora, o arquivo da missão armazenado no Flickr Project Apollo Archive acaba de ser ampliado, dessa vez trazendo os registros fora de foco feitos pelos astronautas.

Quem administra o arquivo é Kipp Teague, entusiasta da exploração espacial. Ele contou que digitalizou por conta própria seu acervo, que vai muito além das fotos clássicas da Apollo 11 — como a da pegada dos astronautas no solo lunar, ou a foto da Terra vista da Lua.

As novas imagens, contudo, nos dão uma nova visão sobre os bastidores da jornada, que durou oito dias em 1969. Ali, vemos imagens fora de foco, que foram rejeitadas pelo arquivo oficial, mostrando que, naturalmente, não era nada fácil fazer fotografias perfeitas naquela época, ainda mais fora da Terra.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Todas as fotos foram tiradas pelos astronautas da Apollo 11 (Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins). Collins, contudo, não chegou a sair do Módulo de Comando, com o privilégio de pisar na Lua ficando com Armstrong e Aldrin. A missão marcou o fim da corrida espacial entre Estados Unidos e a então União Soviética, com as duas nações brigando entre si para ver quem conseguiria levar a humanidade à Lua primeiro.

Armstrong no módulo lunar, pouco antes de ser o primeiro homem a pisar na Lua (Foto: NASA)
Fora de foco, vemos parte do módulo de comando com a bandeira dos EUA fincada na Lua (Foto: NASA)
Uma outra visão da Terra vista da Lua, com o módulo lunar abaixo (Foto: NASA)
Outra foto sem foco, com Neil Armstrong sorrindo no módulo lunar (Foto: NASA)

Fonte: Daily Mail

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.