Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Aprecie a última lua cheia da década, chamada "Cold Moon", nesta quinta (12)

Por| 12 de Dezembro de 2019 às 16h08

Link copiado!

Pixabay
Pixabay

A última Lua Cheia do ano (e da década) começou a aparecer no céu de todo o planeta na madrugada desta quinta-feira (12), e proporcionará um espetáculo noturno nesta próxima noite. Conhecida como Cold Moon ("lua fria", em tradução livre), ela marca o solstício de inverno no hemisfério norte e, consequentemente, o verão no hemisfério sul, onde fica o Brasil.

O satélite natural terá um brilho especial porque está posicionado no lado oposto do Sol (do ponto de vista da Terra, claro), aparecendo em sua totalidade e refletindo a luz solar de um jeito peculiar. A face lunar virada para o nosso planeta estará completamente visível ainda até a sexta-feira (13), e a partir daí começa a entrar lentamente na fase de Quarto Minguante.

A Lua Cheia de dezembro está presente em lendas de diversas culturas. Na Europa antiga, marcava a véspera do Yule, as festanças de fim de ano, muito antes do cristianismo e o Natal dominarem a cultura ocidental. Por isso, também é conhecida como a "Lua antes do Yule". Outros nomes dados pelos europeus são Lua da longa noite e Oak Moon — este último acredita-se que esteja ligado a tradições druidas. Mas foi na cultura nativo-americana, segundo o Almanaque dos Fazendeiros do Maine, que esta última Lua Cheia do ano ganhou o nome de Lua Fria. As tribos Algonquin a chamavam assim por conta das noites longas e frias que costuma anteceder o fenômeno.

Continua após a publicidade

Para ver a Cold Moon e admirar a última lua cheia da década, basta olhar para o céu nesta noite, torcendo, claro, para que não esteja encoberto. Perto da meia-noite é o melhor horário para ver o satélite natural brilhando no céu, pois é o momento em que ele estará no ponto mais alto da noite.

Fonte: NASA