Publicidade

Após abortar voo, SpaceX lança 23 satélites Starlink com novo foguete Falcon 9

Por  | 

Compartilhe:
SpaceX/Divulgação
SpaceX/Divulgação

Na madrugada desta quarta-feira (21), às 00:19 do Horário de Brasília, a SpaceX fez o primeiro lançamento de um foguete Falcon 9, levando 23 satélites Starlink até a órbita baixa da Terra a partir da Estação Cabo Canaveral da Força Espacial. A missão, inicialmente, lançaria o veículo na noite da segunda-feira (19) local, madrugada da última terça-feira (20) no Brasil, mas foi abortada momentos antes do lançamento.

Segundo as redes da SpaceX, o cancelamento da missão foi produto dos próprios sistemas de segurança do foguete, que detectaram um problema e desligaram a propulsão automaticamente. A carga e o veículo permaneceram sem danos, mas as causas da falha ainda não foram divulgadas pela empresa, ainda estando em investigação.

Foguete Falcon 9 estreante

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O lançamento de quarta-feira (21) marcou a primeira vez que este primeiro estágio de um foguete Falcon 9, em específico, foi ao espaço, algo raro para a SpaceX, que é pioneira na reutilização de propulsores. Oito minutos depois da decolagem, o foguete fez seu primeiro pouso, chegando à balsa-drone Just Read the Instructions, posicionada no Oceano Atlântico.

Os outros estágios levaram os 23 satélites Starlink à órbita baixa com sucesso, lançando-os dentro do previsto, 65 minutos após o lançamento. O voo foi o 60º da tecnologia Falcon 9 em 2025 e a 43ª missão Starlink do ano. A megaconstelação Starlink é a maior constelação de satélites artificiais do mundo, com cerca de 7.500 operacionais até o momento.

Veja também:

VÍDEO: Sim, a Starlink no iPhone é real: A internet via satélite de Elon Musk chegou nos smartphones

Fonte: SpaceX

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*