Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Alinhamento de cinco planetas rende fotos espetaculares

Por| 24 de Junho de 2022 às 12h57

Link copiado!

stellarium.org
stellarium.org

Quem “madrugou” nesta sexta-feira teve a chance de observar um belo espetáculo no céu: o alinhamento de cinco planetas, “enfileirados” em sequência: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. De “brinde”, tivemos a Lua entre Vênus e Marte, representando a Terra.

São todos os planetas conhecidos deste a antiguidade (Urano só foi descoberto em 1871, e Netuno em 1846). Um alinhamento destes não é algo exatamente “raro”, mas não é muito frequente: a última vez que aconteceu foi em 2004.

Na verdade o evento aconteceu durante todo o mês de junho, e a data de hoje foi apenas um dos melhores momentos para observação, devido à posição da Lua completando o conjunto.

Para observá-lo foi necessário cair da cama: o horário ideal foi às 5h da manhã, pois logo depois de Mercúrio surgir sobre o horizonte, mas antes de ser ofuscado pelo brilho do Sol nascente.

Continua após a publicidade

Se você não conseguiu observar o alinhamento a olho nu, seja porque não acordou a tempo ou o clima não cooperou, não se preocupe: pessoas do mundo todo fotografaram ou filmaram o fenômeno, e compartilharam as imagens nas redes sociais. Veja a seguir algumas que selecionamos para você:

As melhores fotos do alinhamento de cinco planetas do sistema solar

Continua após a publicidade