Publicidade

Água restante em Marte pode desaparecer mais rapidamente do que se imagina

Por| 09 de Janeiro de 2020 às 21h10

Link copiado!

Água restante em Marte pode desaparecer mais rapidamente do que se imagina
Água restante em Marte pode desaparecer mais rapidamente do que se imagina

Há algum tempo, pesquisadores trabalham com a ideia de que Marte já foi coberto por oceanos e rios de água líquida, algo que os próprios vales do Planeta Vermelho sugerem. A maior parte água teria se perdido no espaço há bastante tempo, e um novo estudo indica que o restante dela pode continuar desaparecendo — e rápido. Além disso, se a pesquisa estiver correta, significa que o planeta pode ter perdido seus oceanos de forma muito mais veloz do que se imaginava.

Observações anteriores detectaram a presença de gelo abaixo do solo, em especial nas calotas polares do planeta. Ali há menos de 10% da água que já houve na superfície marciana. Esse gelo ainda libera água em forma de vapor na superfície, mas ela está se perdendo. É que essa água alcança a atmosfera superior, onde a radiação ultravioleta do Sol acaba por dividir suas moléculas para formar hidrogênio e oxigênio.

Grande parte desse hidrogênio flutua para espaço, porque o gás é extremamente leve e a gravidade é fraca demais para retê-lo. As novas descobertas sugerem que bastante quantidade de água pode ser rápida em chegar à atmosfera superior de Marte em determinadas estações do ano.

Continua após a publicidade

Uma equipe de pesquisa internacional, liderada em parte pelo pesquisador do CNRS, Franck Montmessin, revelou que o vapor de água está se acumulando em grandes quantidades e proporções inesperadas a uma altitude de mais de 80 km na atmosfera marciana. As medições mostraram que grandes bolsas atmosféricas ficam em um estado de supersaturação de acordo com as estações, com 10 a 100 vezes mais vapor de água do que a temperatura deveria teoricamente permitir.

Para entender esse cenário, cientistas analisaram dados da sonda Trace Gas Orbiter, que orbita Marte como parte do programa ExoMars, criado em uma colaboração entre Europa e Rússia. Os cientistas se concentraram na maneira como a água era distribuída em altitude na atmosfera marciana em 2018 e 2019.

Assim, descobriram que as mudanças sazonais foram os principais fatores que influenciaram a distribuição do vapor de água na atmosfera marciana. Durante o período mais quente e mais tempestuoso do ano, por exemplo, grandes porções da atmosfera ficaram supersaturadas de vapor, permitindo que a água chegasse à atmosfera superior. Esses níveis extraordinários de saturação "não são observados em nenhum outro corpo do sistema solar", de acordo com o autor do estudo.

Os cientistas ficaram surpresos que quantidades tão grandes de vapor de água podem atingir a atmosfera superior tão rapidamente, pois eles esperavam que temperatura fria no alto impedisse o processo, condensando as partículas em nuvens, como ocorre aqui na Terra. No entanto, já que o vapor pode subir tão alto na atmosfera marciana sem ser impedido pela condensação "podemos imaginar que a perda da água em Marte tenha sido muito mais eficaz do que se pensava", disse Montmessin.

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com