Publicidade

'Absolutamente incrível' | 10º voo de teste do Starship decola após 2 tentativas

Por  • Editado por Melissa Cruz Cossetti | 

Compartilhe:
Divulgação/SpaceX
Divulgação/SpaceX

Decolou! Após duas tentativas, a SpaceX obteve sucesso no lançamento do 10º voo de teste do foguete Starship. A nave partiu às 20h30 desta terça-feira (26) da Starbase, no sul do Texas (EUA), e engenheiros da empresa definiram o evento como “absolutamente incrível”.

A decolagem ocorreu dois dias depois do previsto. No domingo (24), um problema nos sistemas de solo da base de lançamento forçou o adiamento. Já na segunda-feira (25), foi o mau tempo que cancelou o voo do veículo espacial.

“Ótimo trabalho da equipe SpaceX”, escreveu Elon Musk, CEO da companhia, em uma postagem no X (antigo Twitter), após o sucesso do que é considerado o foguete mais poderoso já construído.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em comunicado, a SpaceX afirmou que todos os principais objetivos do teste foram alcançados e que a missão forneceu dados valiosos para os projetos relacionados à nave.

“Isso foi absolutamente incrível. Parabéns a todas as equipes aqui presentes”, celebrou Amanda Lee, engenheira de confiabilidade da empresa, em transmissão ao vivo.

Voo do propulsor Super Heavy

O teste começou com o propulsor Super Heavy acionando seus 33 motores Raptor. A subida sobre o Golfo do México foi bem-sucedida e seguida pela separação de estágios.

Na sequência, o estágio superior da Starship ligou seus motores e se desacoplou do propulsor para continuar em direção ao espaço. Já o Super Heavy realizou a queima de retorno (boostback), manobra que inverte parte da trajetória para guiá-lo até a área de pouso.

Durante a descida, o propulsor desligou um dos três motores centrais e acionou um reserva, o que permitiu pairar sobre a água antes de cortar os motores e aterrissar no Golfo do México, cerca de sete minutos após o lançamento.

Continua após a publicidade

Trajetória do estágio superior

Após a separação, o estágio superior realizou a queima de combustível e atingiu a trajetória suborbital desejada.

“O primeiro objetivo no espaço foi então concluído, com oito simuladores Starlink implantados na primeira demonstração bem-sucedida de carga útil da Starship”, destacou a SpaceX.

Continua após a publicidade

O processo de liberação dos satélites fictícios durou cinco minutos. Os dados obtidos serão cruciais para os planos da empresa de lançar até 60 satélites por viagem para compor a constelação Starlink.

Cerca de 38 minutos após o início do voo, a nave conseguiu reacender no espaço um motor Raptor — feito comemorado pela SpaceX, já que esse processo será essencial para impulsionar veículos rumo a seus destinos e trazê-los de volta em segurança nas futuras missões.

Reentrada na atmosfera

Continua após a publicidade

A reentrada do estágio superior ocorreu 45 minutos após a decolagem e causou danos na parte basal da nave, próxima ao compartimento do motor, gerando detritos.

“Não é isso que queremos ver. Temos alguns danos visíveis na saia traseira. Mas continuaremos a reentrar”, disse o porta-voz Dan Huot em transmissão ao vivo.

Apesar do problema, o teste não foi comprometido. A Starship coletou dados sobre o desempenho do escudo térmico e da estrutura durante o retorno à atmosfera.

Por fim, a nave realizou a manobra de pouso e chegou em boas condições no Oceano Índico, local previamente estabelecido para o retorno.

Continua após a publicidade

“Ao longo de uma campanha de testes de voo, o sucesso continuará a ser medido pelo que somos capazes de aprender. O décimo teste da Starship forneceu dados valiosos ao enfatizar os limites das capacidades do veículo e proporcionar o máximo de emoção ao longo do caminho”, concluiu a SpaceX.

Leia mais: 

Continua após a publicidade

VÍDEO | O QUE É STARLINK?

Fonte: SpaceX; Space