Publicidade

Abrigo de seres vivos? NASA encontra entrada de caverna em Marte

Por| 05 de Março de 2020 às 15h20

Link copiado!

NASA/JPL/U. Arizona
NASA/JPL/U. Arizona
Tudo sobre NASA

A NASA divulgou a imagem de um buraco incomum em Marte, que mais parece uma entrada para uma espécie de caverna subterrânea. Descoberto pelo HiRISE, a câmera a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), o buraco está localizado nas encostas do vulcão Pavonis Mons.

De acordo com as análises da NASA, a abertura tem cerca de 35 metros de diâmetro, enquanto o ângulo interno da sombra indica que a caverna subjacente tem aproximadamente 20 metros de profundidade. As cores que vemos na imagem, capturada em 2011, são apenas representativas.

Buracos como esse são de grande interesse para pesquisadores porque estão relativamente protegidas do ambiente hostil na superfície de Marte. Isso significa que eles podem ser lugares interessantes para algum provável tipo de vida marciana se desenvolver, já que a radiação solar não atinge as profundidades das cavernas subterrâneas.

Continua após a publicidade

No segundo semestre deste ano, a NASA planeja enviar uma nova sonda para Marte, a Mars 2020, com um novo rover que buscará por bioassinaturas na superfície marciana. Ele pousará em um outro local, longe do Pavonis Mons, mas estará equipado com um instrumento de perfuração para buscar por esses sinais de vida no subsolo marciano. Neste caso, em uma região onde se suspeita que, antigamente, foi o delta de um rio.

Se este buraco é entrada para abrigar formas de vida no Planeta Vermelho, ainda é mera especulação. Ainda assim, é um grande candidato a receber futuras missões de exploração em busca de sinais de vida. Além disso, cavernas e túneis subterrâneos podem ser grandes aliados de uma futura exploração humana por lá. Devido à proteção que oferecem, esses lugares podem ser um refúgio para os astronautas, que podem aproveitar essas aberturas para construir abrigos subterrâneos - algo que está nos planos tanto da NASA quanto da SpaceX.

Fonte: NASA