3I/ATLAS | O cometa interestelar jorra água "como uma mangueira de incêndio"
Por João Melo • Editado por Melissa Cruz Cossetti |

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Auburn, no Alabama (EUA), aponta que o cometa interestelar 3I/ATLAS jorra água “como uma mangueira de incêndio” durante sua viagem pelo Sistema Solar. Os resultados da pesquisa foram publicados em 30 de setembro no periódico científico The Astrophysical Journal Letters (iopscience.iop.org).
- Rover Perseverance e sondas na órbita de Marte fazem novas imagens do 3I/ATLAS
- 3I/ATLAS | Cometa interestelar pode vir da fronteira da Via Láctea primitiva
- NASA se dá ao trabalho de desmentir hipótese de que 3I/ATLAS é sonda alienígena
Os cientistas utilizaram o telescópio óptico e ultravioleta do Observatório Neil Gehrels Swift, da NASA, para realizar observações entre julho e agosto deste ano. As informações coletadas permitiram que a equipe explorasse a atividade hídrica do cometa.
“Quando detectamos água — ou mesmo seu tênue eco ultravioleta, o radical OH — de um cometa interestelar, estamos lendo uma nota de outro sistema planetário. Isso nos diz que os ingredientes da química da vida não são exclusivos do nosso”, destacou em comunicado Dennis Bodewits, professor de física em Auburn.
Liberação de água longe do Sol
A partir dos dados do telescópio, os pesquisadores conseguiram detectar o radical hidroxila (OH) — um subproduto ultravioleta da dissociação da água — sendo emitido pelo objeto interestelar enquanto ele estava a uma distância do Sol cerca de três vezes maior que a da Terra, aproximadamente 433,8 milhões de quilômetros (2,9 UA).
De acordo com os cientistas do Alabama, essa distância é muito maior do que a região do Sistema Solar onde, normalmente, o calor do Sol começa a transformar o gelo dos cometas em gás.
Os pesquisadores mediram uma taxa de liberação de água de cerca de 40 quilogramas por segundo, o que corresponde à vazão de uma mangueira de incêndio em funcionamento.
O estudo sugere ainda que o sinal de OH detectado pode ser resultado do aquecimento solar de pequenos grãos de gelo na superfície ou na coma do cometa, levando à sua vaporização.
Características de cada objeto interestelar
O 3I/ATLAS viaja pelo Sistema Solar a uma velocidade aproximada de 210 mil km/h, e observações realizadas pelo Telescópio Espacial Hubble sugerem que o objeto tenha uma largura máxima de cerca de 5,6 quilômetros.
Agora, a pesquisa da equipe da Universidade de Auburn fornece novas informações sobre o cometa, descoberto no início de julho de 2025, e o distingue dos outros dois objetos interestelares já conhecidos.
“Cada cometa interestelar até agora foi uma surpresa. O ‘Oumuamua era seco, Borisov era rico em monóxido de carbono, e agora o ATLAS está liberando água a uma distância que não esperávamos. Cada um deles está reescrevendo o que pensávamos saber sobre a formação desses objetos”, ressaltou Zexi Xing, pesquisador de pós-doutorado em Auburn e principal autor do estudo.
Leia mais:
- Fotos do cometa interestelar 3I/ATLAS revelam sua cauda crescendo diante de nós
- Cometa interestelar 3I/ATLAS pode estar ficando VERDE NEON, mostram novas fotos
- 6 coisas que sabemos sobre o 3I/ATLAS, terceiro objeto interestelar identificado
VÍDEO | CURIOSIDADES SOBRE A LUA
Fonte: EurekAlert!