Você pode criar uma cópia do seu corpo em tamanho real graças a uma startup

Por Redação | 02 de Junho de 2016 às 18h59
photo_camera Reprodução/Daily Dot

Um só de você no mundo não é suficiente? Acha que o planeta Terra se beneficiaria de um outro você, mesmo que ele não fosse muito... animado? A startup norte-americana Body Labs está bem interessada em duplicar pessoas utilizando a tecnologia de impressão 3D. Com algum investimento, a startup é capaz de fazer uma réplica em tamanho real de alguma parte do seu corpo ou até mesmo construir um boneco em tamanho real de você.

O feito é possível graças a uma parceria entre a Body Labbs com a empresa de design Voodoo Manufacturing. A oportunidade surgiu após um dos funcionários da Body Labs ter visto uma promoção no Groupon que permitia que pessoas imprimissem uma versão 3D em tamanho real de si mesmas como presente de Dia das Mães.

O co-fundador da Voodoo Manufacturing, Jonatahn Scwartz, foi capaz de escanear a si mesmo e criar um modelo em tamanho real parecido com a oferta do Groupon, mas sem gastar os US$ 30 mil pedidos no anúncio. Agora, a empresa junto com a Body Labs imprimem modelos por "meros" US$ 3 mil.

Body Labs

Para montar um modelo em tamanho real, o "boneco" é dividido em 88 segmentos de peças, que podem ser impressas e depois montadas. Com uma fábrica no Brooklyn, nos Estados Unidos, lar de 150 impressoras 3D da MakerBot, a Voodoo Manufacturing tem capacidade de produzir em massa partes de modelos em tamanho real. O próprio modelo baseado no co-fundador foi produzido em apenas 24 horas.

Enquanto a Voodoo Manufacturing é responsável por fornecer o material para trazer os bonecos "à vida", é a tecnologia do Body Labs que faz o processo todo ser possível. A Body Labs utiliza pesquisas da Brown University e do Instituto de Sistemas Inteligentes Max Planck para criar suas réplicas digitais. Os escaneamentos 3D também podem ser manipulados e animados digitalmente graças a grande quantidade de detalhes que eles capturam.

O valor dessas recriações digitais é inestimável. Os modelos conferem aos usuários uma representação fiel de como o corpo deles se move, interage com outras pessoas, etc.

A Body Labs também já se uniu à força militar dos Unidos Unidos para criar um banco de dados de soldados e construir para eles equipamentos customizados. A startup ainda mostrou possibilidade de usos para os modelos com objetivo de saúde e fitness.

Ficou curioso? Acesse o site da startup e veja as possibilidades!

Via: Daily Dot

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.