Use o navegador certo para Netflix e rode filmes em 1080p no PC

Por Dimitri Pereira

Os assinantes do serviço de streaming Netflix possuem 3 opções de planos: o Básico, o Padrão e o Premium. Com exceção do plano básico, os outros dois permitem que o usuário assista os seus filmes e séries favoritos em HD e Ultra HD respectivamente. Porém talvez você não saiba, mas pode ser que as configurações do seu player não estejam reproduzindo o conteúdo na melhor qualidade possível.

Aprenda a seguir a visualizar e como configurar as preferências da sua conta através do navegador. Veja a quantos bits os seus vídeos e arquivos de áudio estão rodando, gerencie o consumo de banda pelo Netflix e monitore outros detalhes técnicos de cada reprodução.

O browser utilizado, além da velocidade da conexão e o tipo de plano assinado também determinam a resolução máxima de reprodução e a também influenciarão a qualidade dos filmes e séries. Conheça também os navegadores que oferecem suporte à faia de 1080 pixels ou, no Windows 10, use o aplicativo oficial da Netflix para obter sempre o melhor resultado possível durante as sessões de filmes e séries.

Navegadores

A maneira como alguns navegadores executam a tecnologia HTML5 limita a reprodução do conteúdo da Netflix à qualidade HD (720 pixels) e problemas de compatibilidade entre a ferramenta Silverlight e a versão do browser podem também provocar a redução na qualidade de reprodução dos conteúdos.

Veja qual navegador que você deve utilizar para assistir filmes em Full HD:

. Browsers limitados à reprodução em HD (720 pixels): Google Chrome, Mozilla Firefox e Opera.

. Browsers capazes de reproduzir vídeos em 1080 pixels: Safari, Edge ou Internet Explorer.

Aplicativo oficial da Netflix para Windows 8 ou Windows 10

O aplicativo oficial da Netflix para Windows 8 ou Windows 10 permite que o conteúdo reproduzido seja em 1080 pixels e filmes ou séries que possuem opção de áudio 5.1 surround também podem ser assistidos através da ferramenta oficial.

netflix

Configurações de conta

Se você é assinante de uma conta "Padrão" ou "Premium", pode ativar a opção de reprodução em alta qualidade como padrão. Para isso, acesse o site da Netflix e faça o seu login. Depois, clique na sua imagem de perfil e acesse a opção "Configurações". Em seguida, clique na opção "Configurações de reprodução", localizada na seção "Meu perfil".

netflix

A quantidade de dados usada para reprodução de conteúdo pode ser selecionada. Se você possui um plano de banda larga rápido, clique na opção "Alto", assim os seus vídeos serão sempre reproduzidos na melhor qualidade possível.

Porém, o uso de dados por tela vai chegar a 3 GB por hora para vídeos em HD e a 7 GB por hora para conteúdos Ultra HD. Isso significa que a sua velocidade de conexão de rede será afetada, o que possivelmente vai gerar problemas aos outros usuários que utilizam a mesma rede.

netflix

Detalhes de reprodução de conteúdo

Para visualizar os detalhes técnicos do player usado, use o atalho "Ctrl + Alt + Shift + D".

netflix

Ao pressionar essas quatro teclas juntas, vão aparecer na tela algumas informações

.Versão do player usado;

.Dados sobre o navegador usado;

.Status do volume;

.Status do player, buffer e renderização da mídia;

.Resolução máxima do vídeo;

.Canais usados para a saída de áudio;

.Taxa da reprodução de frames;

.Quantidade de quadros reproduzidos.

Para fechar essa tela com informações, clique no "x" no canto superior direito ou use o mesmo atalho que ativa a janela.

Faça o player reproduzir o vídeo em HD oou Full HD

É possível forçar o Netflix a rodar os filmes em alta resolução, em HD ou Full HD. Para isso use os navegadores específicos que são capazes de fazer isso: Safari, Edge ou Internet Explorer.

Para verificar a taxa de bits reproduzidos, use o comando "Ctrl + Alt + Shift + S".

Uma pequena janela vai se abrir. As opções de bitrate disponíveis para o navegador em questão serão então exibidas. No Chrome, podem ser reproduzidos até 4220 bits; já no Edge por exemplo, podem ser reproduzidos 7500 bits.

netflix

O bitrate mais adequado à sua plataforma será reproduzido por padrão, mas caso você queira forçar a Netflix a melhorar a qualidade do vídeo, clique sobre um bitrate mais alto e depois, em "Override". Se quiser restaurar as configurações, então clique em "Reset".

Para reproduções em HD: devem ser selecionados entre 2350 e 4300 bitrates

Para reproduções em Full HD: devem ser selecionados bitrates acima de 4300