Uma Batalha Após a Outra é mesmo o melhor filme do ano? Veja opinião da crítica
Por Jaqueline Sousa |

Marcando o retorno do cineasta Paul Thomas Anderson (Magnólia) às telonas, o filme Uma Batalha Após a Outra chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (25) em meio a intensos burburinhos que apontam o longa como um forte candidato ao Oscar 2026.
- Uma Batalha Após a Outra: sobre o que é o novo filme com Leonardo DiCaprio
- De Invocação do Mal 4 a Longa Marcha, veja o que chega em setembro nos cinemas
Estrelado por Leonardo DiCaprio (Titanic), Uma Batalha Após a Outra aposta no estilo único de Anderson com uma trama que mistura ação, comédia e drama. Contando com nomes de peso no elenco, como Sean Penn (Sobre Meninos e Lobos) e Benicio del Toro (O Esquema Fenício), o filme é vagamente inspirado em Vineland, romance de sucesso do escritor Thomas Pynchon.
Na trama, acompanhamos Bob Ferguson (Leonardo DiCaprio), um homem que, durante a juventude, costumava ser um revolucionário político. Acomodado na meia-idade, ele se sente frustrado com os rumos que a vida tomou, sendo que seu único orgulho é a filha, Willa (Chase Infiniti).
Até que, certo dia, um antigo inimigo dos tempos revolucionários retorna, sequestrando Willa. Desesperado, Bob decide embarcar em uma intensa e caótica jornada para resgatar a filha, contando com a ajuda de velhos amigos para salvá-la.
Uma Batalha Após a Outra é elogiado pelos críticos
Não seria exagero dizer que Uma Batalha Após a Outra chega aos cinemas como um forte candidato para o Oscar 2026. Pelo menos, é essa a opinião praticamente unânime dos críticos que já tiveram a oportunidade de assistir ao novo filme de Paul Thomas Anderson.
Longa mais caro da carreira do diretor (o orçamento é estimado em US$ 130 milhões), Uma Batalha Após a Outra foi extremamente elogiado pelo crítico David Ehrlich, do IndieWire. Para o jornalista, o filme é uma “obra-prima hilariante” que consegue captar com precisão “o quão insano é estar vivo nos dias de hoje”.
“Uma propulsiva, hilária e intensamente afetuosa, além de uma paranoica comédia de suspense do tipo blockbuster com perseguições de carros, o épico milionário de Paul Thomas Anderson com Leonardo DiCaprio é o primeiro filme desse tipo a fielmente capturar o quão insano é estar vivo nos dias de hoje”, David Ehrlich disse em sua crítica ao IndieWire.
Richard Lawson escreveu ao The Hollywood Reporter que Uma Batalha Após a Outra é uma “estimulante maravilha atemporal”. Ele também aponta que o filme é “uma das raras produções americanas lançadas nesses tempos sombrios – com o apoio de um grande estúdio, nada menos – que é clara a incisiva quanto ao alvo de sua raiva, sua aflição e suas prescrições em relação ao que poderia melhorar as coisas”.
O renomado crítico Peter Bradshaw, do The Guardian, também rasgou elogios para o novo filme de Paul Thomas Anderson. Em sua review, Bradshaw diz que Uma Batalha Após a Outra é “ao mesmo tempo, sério e pouco sério, emocionante e desconcertante, uma fusão tonal enviando aquela efervescência louca pela tela do VistaVision – um gosto adquirido, sim, mas viciante”.
Alex Godfrey, da revista Empire, chamou Uma Batalha Após a Outra de “clássico instantâneo". De acordo com o jornalista, o filme estrelado por Leonardo DiCaprio é aquele tipo de produção que, não importa quantos anos se passem, ainda “será impossível parar de assistir”.
“Daqui a alguns anos, quando [o filme] estiver passando na televisão tarde da noite, será impossível parar de assistir. É um daqueles filmes. Um clássico puro e instantâneo”, disse Alex Godfrey à Empire.
Esther Zuckerman, do Bloomberg News, também faz parte do clubinho de pessoas que esbanjam elogios e comentários positivos para Uma Batalha Após a Outra. Destacando o trabalho do elenco, Zuckerman diz que “todas essas performances multifacetadas estão presentes em uma das produções cinematográficas mais virtuosas já vistas por ela nos últimos tempos”.
Caryn James comentou em sua crítica à BBC que Paul Thomas Anderson fez um ótimo trabalho ao criar um filme em que “o drama e a comédia coexistem com notável e virtuosa facilidade”. Além de ressaltar a essência “politicamente carregada” da obra, James aponta que se surpreendeu ao ver como um “filme tão ambicioso funciona tão bem”, justamente porque “a capacidade de controlar friamente histórias extensas e barulhentas” é a “marca registrada de Anderson”.
A opinião positiva dos especialistas é apenas um reflexo da média de aprovação de Uma Batalha Após a Outra em agregadores de críticas, como o Rotten Tomatoes, plataforma em que o filme de PTA se encontra com uma média de 97%.
Já no Metacritic o filme tem uma pontuação de “aclamação mundial” firmada em 96, enquanto no Letterboxd, rede social que reúne cinéfilos e críticos de cinema, a produção tem uma média de 4,3 (sendo 5 a nota máxima).
Uma Batalha Após a Outra estreia dia 25 de setembro nos cinemas brasileiros.
Leia também:
- Os 10 melhores filmes com Leonardo DiCaprio
- Os 31 filmes mais esperados de 2025
- 5 adaptações que estreiam ainda em 2025 nos cinemas e streamings
Fonte: IndieWire, The Hollywood Reporter, Bloomberg News e BBC.