Publicidade

Uma Batalha Após a Outra é mesmo o melhor filme do ano? Veja opinião da crítica

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Warner Bros. Pictures
Divulgação/Warner Bros. Pictures

Marcando o retorno do cineasta Paul Thomas Anderson (Magnólia) às telonas, o filme Uma Batalha Após a Outra chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (25) em meio a intensos burburinhos que apontam o longa como um forte candidato ao Oscar 2026.

Estrelado por Leonardo DiCaprio (Titanic), Uma Batalha Após a Outra aposta no estilo único de Anderson com uma trama que mistura ação, comédia e drama. Contando com nomes de peso no elenco, como Sean Penn (Sobre Meninos e Lobos) e Benicio del Toro (O Esquema Fenício), o filme é vagamente inspirado em Vineland, romance de sucesso do escritor Thomas Pynchon.

Na trama, acompanhamos Bob Ferguson (Leonardo DiCaprio), um homem que, durante a juventude, costumava ser um revolucionário político. Acomodado na meia-idade, ele se sente frustrado com os rumos que a vida tomou, sendo que seu único orgulho é a filha, Willa (Chase Infiniti).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Até que, certo dia, um antigo inimigo dos tempos revolucionários retorna, sequestrando Willa. Desesperado, Bob decide embarcar em uma intensa e caótica jornada para resgatar a filha, contando com a ajuda de velhos amigos para salvá-la.

Uma Batalha Após a Outra é elogiado pelos críticos

Não seria exagero dizer que Uma Batalha Após a Outra chega aos cinemas como um forte candidato para o Oscar 2026. Pelo menos, é essa a opinião praticamente unânime dos críticos que já tiveram a oportunidade de assistir ao novo filme de Paul Thomas Anderson.

Longa mais caro da carreira do diretor (o orçamento é estimado em US$ 130 milhões), Uma Batalha Após a Outra foi extremamente elogiado pelo crítico David Ehrlich, do IndieWire. Para o jornalista, o filme é uma “obra-prima hilariante” que consegue captar com precisão “o quão insano é estar vivo nos dias de hoje”.

“Uma propulsiva, hilária e intensamente afetuosa, além de uma paranoica comédia de suspense do tipo blockbuster com perseguições de carros, o épico milionário de Paul Thomas Anderson com Leonardo DiCaprio é o primeiro filme desse tipo a fielmente capturar o quão insano é estar vivo nos dias de hoje”, David Ehrlich disse em sua crítica ao IndieWire.

Richard Lawson escreveu ao The Hollywood Reporter que Uma Batalha Após a Outra é uma “estimulante maravilha atemporal”. Ele também aponta que o filme é “uma das raras produções americanas lançadas nesses tempos sombrios – com o apoio de um grande estúdio, nada menos – que é clara a incisiva quanto ao alvo de sua raiva, sua aflição e suas prescrições em relação ao que poderia melhorar as coisas”.

Continua após a publicidade

O renomado crítico Peter Bradshaw, do The Guardian, também rasgou elogios para o novo filme de Paul Thomas Anderson. Em sua review, Bradshaw diz que Uma Batalha Após a Outra é “ao mesmo tempo, sério e pouco sério, emocionante e desconcertante, uma fusão tonal enviando aquela efervescência louca pela tela do VistaVision – um gosto adquirido, sim, mas viciante”.

Alex Godfrey, da revista Empire, chamou Uma Batalha Após a Outra de “clássico instantâneo". De acordo com o jornalista, o filme estrelado por Leonardo DiCaprio é aquele tipo de produção que, não importa quantos anos se passem, ainda “será impossível parar de assistir”.

“Daqui a alguns anos, quando [o filme] estiver passando na televisão tarde da noite, será impossível parar de assistir. É um daqueles filmes. Um clássico puro e instantâneo”, disse Alex Godfrey à Empire.

Esther Zuckerman, do Bloomberg News, também faz parte do clubinho de pessoas que esbanjam elogios e comentários positivos para Uma Batalha Após a Outra. Destacando o trabalho do elenco, Zuckerman diz que “todas essas performances multifacetadas estão presentes em uma das produções cinematográficas mais virtuosas já vistas por ela nos últimos tempos”.

Continua após a publicidade

Caryn James comentou em sua crítica à BBC que Paul Thomas Anderson fez um ótimo trabalho ao criar um filme em que “o drama e a comédia coexistem com notável e virtuosa facilidade”. Além de ressaltar a essência “politicamente carregada” da obra, James aponta que se surpreendeu ao ver como um “filme tão ambicioso funciona tão bem”, justamente porque “a capacidade de controlar friamente histórias extensas e barulhentas” é a “marca registrada de Anderson”.

A opinião positiva dos especialistas é apenas um reflexo da média de aprovação de Uma Batalha Após a Outra em agregadores de críticas, como o Rotten Tomatoes, plataforma em que o filme de PTA se encontra com uma média de 97%.

Já no Metacritic o filme tem uma pontuação de “aclamação mundial” firmada em 96, enquanto no Letterboxd, rede social que reúne cinéfilos e críticos de cinema, a produção tem uma média de 4,3 (sendo 5 a nota máxima).

Continua após a publicidade

Uma Batalha Após a Outra estreia dia 25 de setembro nos cinemas brasileiros.

Leia também:

Fonte: IndieWireThe Hollywood ReporterBloomberg NewsBBC.