Stranger Things: veja a evolução das crianças ao longo das temporadas
Por Paulinha Alves |

Às vésperas da estreia da quinta e última temporada de Stranger Things, parte dos fãs da série têm se entregado à nostalgia e relembrado com carinho de momentos e personagens icônicos das últimas seasons.
- Stranger Things | Tudo o que sabemos sobre a temporada 5 até agora
- Stranger Things: entenda como a última temporada pode se conectar com o início
Uma linha do tempo que, para além do próprio desenvolvimento da história e das transformações visuais representativas da década de 1980, foi indiscutivelmente marcada pela evolução dos protagonistas, que literalmente começaram as gravações como crianças e despedem-se agora do show como jovens adultos.
Evolução dos personagem em Stranger Things
A fim de relembrar essa timeline, o Canaltech traz abaixo as comparações dos personagens ao longo das quatro temporadas. E, de quebra, relembra também um pouco da história de Eleven, Mike, Will, Lucas, Dustin e Max, ou melhor dizendo, Millie Bobby Brown, Finn Wolfhard, Noah Schnapp, Caleb McLaughlin, Gaten Matarazzo e Sadie Sink. Confira!
Eleven (Millie Bobby Brown)
Única da turma a ter superpoderes, que a permitem controlar as coisas com telecinesia e se comunicar através da telepatia, Eleven foi criada desde bebê no Laboratório de Hawkins, onde não tinha contato com o mundo exterior e era usada para experimentos científicos com fins de espionagem.
Na primeira temporada, a garota consegue escapar do local e acaba sendo encontrada por Mike, Dustin e Lucas, um grupo de crianças à procura de Will, que aos poucos percebem que o aparecimento da garota está conectado ao sumiço do amigo.
Eventualmente adotada por Hoper, Eleven consegue aos poucos aprender a viver em sociedade, embora seu passado e os problemas relacionados ao mundo invertido estejam sempre em seu encalço, impedindo que ela consiga ter uma infância ou adolescência normais.
Mike Wheeler (Finn Wolfhard)
Personagem leal e principal elo entre o grupo de amigos, Mike estabelece uma forte ligação com Eleven assim que a personagem é encontrada, e continua a chamá-la de volta todas as noites quando a menina some no final da 1ª temporada.
Com o seu retorno na 2ª season e o crescente interesse amoroso entre os dois, Mike e Eleven começam a namorar, o que momentaneamente afasta o garoto e Lucas (também envolvido com Max) de Dustin e Will.
O distanciamento entre o quarteto, no entanto, não se estende por muito tempo, já que além de na 4ª temporada tornar-se um membro dedicado do Hellfire Club, Mike se vê às voltas com problemas maiores: uma onda de assassinatos em Hawkins e o poder de destruição de Vecna.
Will Byers (Noah Schnapp)
Garoto tímido e de veia artística, Will sofre um grande trauma na 1ª temporada ao ser levado para o mundo invertido e, mesmo após seu retorno, fica marcado pelo tempo em que esteve na dimensão alternativa, tendo visões dos dois mundos e gradualmente sendo controlado pelo Devorador de Mentes.
Embora aparentemente consiga se livrar desse mal, o menino sofre com o distanciamento de Mike, Lucas e Dustin quando os garotos começam a namorar. Uma situação que se torna ainda mais difícil quando vai embora de Hawkins e precisa começar uma nova vida em outra cidade.
Com questões internas cada vez mais difíceis de esconder, Will se declara para Mike, que não entende a conversa. E, para piorar, percebe que sua conexão psíquica é, na verdade, com Vecna, que segue ganhando forças em seu plano de trazer o Mundo Invertido para o plano real.
Lucas Sinclair (Caleb McLaughlin)
Um dos personagens que mais amadureceu ao longo das temporadas de Stranger Things, Lucas fica reticente em aceitar Eleven no grupo assim que a conhece, mas eventualmente entende as motivações da garota e se torna tão próximo dela quanto de seus outros amigos.
A partir do final da 2ª temporada, o personagem e Max começam a namorar, e Lucas chega a lutar contra o Devorador de Mentes após ele possuir Billy, meio-irmão de Max, e ameaçar seus amigos.
Na 4ª temporada, no entanto, o personagem se distancia da turma após entrar para o time de basquete da escola, voltando para defendê-los apenas quando seus colegas se voltam contra o Hellfire Club e Lucas percebe que Max está em perigo. Embora faça de tudo para salvar a ex-namorada, o garoto não consegue salvá-la da força de Vecna, restando a ele apenas permanecer ao seu lado no hospital enquanto ela segue desacordada.
Dustin Henderson (Gaten Matarazzo)
Típico nerd, Dustin sofre de displasia cleidocraniana (DCC) – uma condição genética rara que afeta seus ossos e dentes –, e é o melhor amigo de Mike, Will e Lucas; turma de crianças tão inteligentes e bem-humoradas quanto ele, com quem rapidamente se identifica.
Sempre disposto a ajudar os amigos, Dustin eventualmente também forma um laço muito forte de amizade com Steve, além de começar a namorar Suzie, uma garota que conhece durante suas férias, em um acampamento de verão.
Na 4ª temporada, ele, Mike e Lucas entram para o Hellfire Club, e Dustin se torna muito próximo de Eddie Munson, líder do grupo de marginalizados. Após ver Eddie se sacrificar na sua frente para que os amigos tenham tempo de escapar do Mundo Invertido, Dustin fica bastante abalado e busca ajudar os sobreviventes de Hawkins, além de contar ao tio de Eddie sobre o ato heroico do sobrinho.
Max Mayfield (Sadie Sink)
Única personagem da turma a entrar na 2ª temporada da série, quando se mudou para Hawkins, Max chamou a atenção logo de cara dos garotos, exatamente por seu jeito descolado e por ter as pontuações mais altas do Palace Arcade.
Inicialmente relutante em se aproximar dos personagens, a garota aos poucos se torna integrante oficial do grupo, descobrindo o que aconteceu com eles no ano anterior e tornando-se muito próxima de Eleven, além de começar a namorar Lucas.
Na 3ª temporada, para seu desespero, a personagem testemunha o sacrifício do irmão, possuído pelo Devorador de Mentes, e, nos próximos meses, dividida entre a culpa e a tristeza, se distancia dos amigos. Uma reaproximação que só ocorre na 4ª temporada, quando após investigarem o assassinato de Crissy, o gropo percebe que Max também está amaldiçoada.
Embora façam de tudo para salvá-la, os personagens eventualmente não conseguem impedir Vecna de atacá-la. É assim que Max acaba cega, com os braços e pernas quebrados e com o coração parado por um Instante. Uma quase morte que só não se concretiza devido a Eleven, que consegue “reiniciar” o coração da amiga e faz com que ela fique em coma, oscilando entre a vida e a morte.
Leia também: