Spotify for Podcasters Summit traz dicas e novidades para brasileiros
Por Natalie Rosa | 01 de Novembro de 2019 às 15h56
Acontece nos dias 1º e 2 de novembro, em São Paulo, o evento Spotify for Podcasters Summit, o primeiro 100% focado no mercado de podcasts da plataforma. Os participantes estão conferindo painéis, palestras e workshops com nomes influentes que mostram como funciona o universo dos podcasts desde a produção, criação e monetização.
De acordo com o Spotify, a plataforma de streaming de áudio mais popular do mundo, o consumo de podcasts cresce, em média, 21% mensalmente somente do Brasil, desde janeiro de 2018. Além disso, o Brasil é o segundo país que mais consome podcasts, de acordo com a pesquisa Podcast Stats Soundbites, perdendo apenas para os Estados Unidos.
Recentemente, o Spotify atingiu a marca de mais de 500 mil podcasts hospedados em sua plataforma, e a audiência não para de aumentar: entre o segundo e terceiro trimestre deste ano, o crescimento global foi de mais de 39%. Javier Piñol, diretor do Spotify Studios na América Latina, diz que a companhia está mais focada no áudio que qualquer outra empresa.
"O Brasil é um dos mercados mais importantes para o Spotify em busca desse nosso objetivo, já que 40% dos usuários de internet no país já escutaram podcast, segundo pesquisa do Ibope. Queremos aumentar ainda mais esse número e o Spotify for Podcasters Summit será um marco para a companhia, mostrando ao mercado que o Spotify é a casa dos podcasts", diz o executivo.
O evento vai contar com palestras de Javier Piñol, sobre os programas originais e tendências do mercado, de Mia Nygren, diretora geral do Spotify na América Latina, sobre os rumos do mercado e evolução, entre outros painéis e workshops. Os participantes poderão aprender a criar, produzir e monetizar um podcast, além de explorar três estúdios de gravação.
Um dos estúdios, o Aquário, vai receber grandes podcasters para a gravação de episódios especiais, e um crossover acontecerá com os podcasts Nerdcast, Não Ouvo, Filhos da Grávida de Tabaté, Café da Manhã e Mamilos.
Confira outros dados do Spotify sobre a audiência de podcasts no Brasil:
Gêneros mais ouvidos
- Sociedade & Cultura
- Comédia
- Educação
- TV & Filmes
- Notícias
- Negócios
- Música
- Religião & Espiritualidade Lazer
- Esportes
10 podcasts originais do Spotify no Brasil com mais audiência
- Café da Manhã
- Não Ouvo Podcasts
- Kpapo
- Eleição Na Chapa
- Oêa: Copa Feminina 2019
- Jogo de Damas
- Reply All
- Science Vs
- Serial Killers
- Xêpa / Não Salvo
O Spotify for Podcasters Summit acontece nesta sexta-feira (1º) e sábado (2) na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.