Vale Tudo: quem matou Odete Roitman? Relembre os motivos de cada suspeito
Por Paulinha Alves | •

Foi ao ar na última segunda-feira (7) um dos momentos mais aguardados do remake de Vale Tudo: a morte de Odete Roitman (Debora Bloch), vilã da novela.
- 7 curiosidades sobre Vale Tudo, novela da TV Globo que vai ganhar um remake
- Vale Tudo: quem matou Odete Roitman na versão original?
Diferente do folhetim original, em que a personagem foi morta a tiros dentro do seu próprio apartamento, a nova versão fez com que a tragédia ocorresse em pleno Copacabana Palace, hotel de luxo do Rio de Janeiro em que a empresária passava seus dias quando estava no Brasil.
Além disso, a trama escrita por Manuela Dias colocou cinco personagens diretamente como suspeitos, já que todos tinham motivos de sobra para desejarem a morte da socialite e estavam nas imediações ou no próprio hotel na noite em que ocorreu o assassinato.
Os motivos de cada suspeito
Com a pergunta “quem matou Odete Roitman” rondando a novela e também a casa dos brasileiros, o Canaltech decidiu revisitar os motivos de cada um dos suspeitos para cometer o crime.
Afinal, terá sido César (Cauã Reymond), Maria de Fátima (Bella Campos), Marco Aurélio (Alexandre Nero), Tia Celina (Malu Galli) ou Heleninha (Paolla Oliveira)? Qual deles você acha que colocou um fim à vida da vilã?
César Ribeiro
O marido de Odete é de longe um dos personagens com mais motivações para querer acabar com a vida da ricaça. Não à toa, no dia do assassinato, César e Olavinho compraram um fuzil para atirar em Odete em um prédio ao lado do Copacabana Palace. Um plano que acabou dando errado e levou a dupla a ter que decidir se improvisava ou não uma nova tentativa.
Vale lembrar que César é o personagem que teria mais benefícios financeiros com a morte da bilionária, já que quando se casou com Odete a vilã fez um contrato de casamento em que passava metade da TCA e de seus bens para o rapaz em caso de falecimento.
Além disso, o personagem estava desesperado para se livrar da mulher desde que descobriu que a própria Odete vinha matando seus inimigos. Embora o agora viúvo fosse muito querido pela vilã, César tinha medo de “sair da linha” e virar alvo da esposa, acreditando, inclusive, que ela mesma já desconfiava que ele soubesse de seu lado assassina.
Maria de Fátima
Quem também não via a hora de acabar com Odete Roitman era Maria de Fátima, que na noite do crime estava armada no Copacabana Palace e chegou a visitar o quarto da socialite.
A influencer sabia que Odete vinha matando todos ao seu redor, tendo, inclusive, um áudio de Ana Clara em seus minutos finais confessando que havia levado um tiro da vilã. A própria Maria de Fátima, vale lembrar, quase foi morta a mando de Odete, tendo escapado por pouco do assassino que a ricaça havia contratado e que ainda quase vitimou Poliana (Matheus Nachtergaele), Raquel (Tais Araujo) e Ivan (Renato Góes).
Assassina ou não, Maria de Fátima fez questão de se livrar da arma que levou ao hotel de Odete, jogando o revólver no mar tão logo saiu da cena do crime.
Marco Aurélio
O que dizer então de Marco Aurélio, diretor de TCA e atual inimigo nº1 de Odete? Embora por vários anos tenha sido um dos funcionários mais queridos da vilã – até mesmo por ser o ex-marido de Heleninha e pai de Tiago (Pedro Waddington) –, Marco Aurélio havia entrado em uma disputa de gato e rato com a personagem, tendo se hospedado com Leila (Carolina Dieckmann) no Copacabana Palace na noite do crime com o intuito de matar a chefe.
Marco Aurélio quase morreu duas vezes por causa de Odete, após a ricaça descobrir que o personagem continuava a roubar sua empresa. O personagem chegou a levar um tiro no dia de seu casamento com Leila e teve seus remédios sabotados (levando a morte acidental de Mario Sérgio), o que o deixou ciente de que a vilã não iria parar mesmo após terem chegado a um suposto acordo.
Além de se livrar de sua potencial assassina, Marco Aurélio também sabia o quanto iria se beneficiar profissionalmente com a morte da Odete. Afinal, com o caminho livre na TCA, o mais natural é que o profissional fosse colocado na presidência do grupo – o que de fato aconteceu após a morte da empresária.
Tia Celina
Movida por questões muito mais passionais, Celina também tinha vários motivos para querer a morte da irmã. Há anos aguentando as ordens de Odete, Celina culpava a personagem por todas as coisas ruins que haviam acontecido com a família Roitman e já havia ameaçado matar a personagem ao descobrir que ela havia enganado a todos a respeito de Leonardo (Guilherme Magon).
Além de fazer com que toda a família acreditasse que o jovem estava morto, quando na realidade estava escondido há 13 anos com uma cuidadora, Odete havia jogado a culpa do acidente que havia causado em Heleninha, piorando o vício da jovem em álcool. O ápice da revolta da personagem de Malu Galli, no entanto, se deu quando a própria Heleninha desapareceu de casa como consequência da situação, deixando um bilhete suicida, para desespero da tia.
Transtornada com tantas reviravoltas, Tia Celina foi procurar Odete no Copacabana Palace na noite de seu assassinato. Como mostrado na novela, ela estava armada quando entrou no quarto da irmã e saiu de lá ainda mais desestabilizada do que entrou.
Heleninha
Última da lista, mas não menos importante, Heleninha também tinha muitos motivos para querer o fim de Odete. Embora a personagem fosse sua mãe, Heleninha e a ricaça nunca haviam tido uma relação exatamente boa, apesar dos esforços e desejo da herdeira de ser amada.
Com a descoberta da história de Leonardo, Heleninha se sentiu especialmente traída pela mãe, ao perceber que havia acalentado uma culpa que não deveria por treze anos. Ciente do quanto sua vida havia sido destruída exatamente por aquela que deveria amá-la e protegê-la, a personagem chegou a cogitar tirar a sua própria vida, mas mudou de ideia nos minutos finais e voltou para casa.
Antes disso, no entanto, Heleninha foi vista na frente do hotel de Odete no dia de seu assassinato, rememorando todos os problemas, tristezas e ruindades causados pela vilã.
O último episódio de Vale Tudo vai ao ar na sexta-feira, 17 de outubro, quando além da pergunta “quem matou Odete Roitman”, o público também irá conhecer o destino de todos os personagens.
Leia também: