Quarteto Fantástico: confira as primeiras reações da crítica nas redes sociais
Por Paulinha Alves |

Quarteto Fantástico: Primeiros Passos estreia na próxima quinta-feira (24) nos cinemas brasileiros, inaugurando a Fase Seis do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) e trazendo às telonas um novo reboot da aclamada equipe de super-heróis.
- Cenas pós-créditos em Quarteto Fantástico: veja o que esperar
- Quarteto Fantástico: fãs podem garantir balde do Fantasticar na Cinépolis
Dirigido por Matt Shakman (WandaVision), o filme é uma das produções mais aguardadas do ano e apresenta a equipe titular homônima, que surge após quatro astronautas passarem por uma tempestade de raios cósmicos durante seu voo experimental e adquirirem novas habilidades ao voltarem para a terra.
Localizados em um universo alternativo retrofuturista inspirado na década de 1960, o personagens se unem então sob o nome de Quarteto Fantástico, de modo a Reed Richards ser agora o Senhor Fantástico (Pedro Pascal); sua esposa Susan Storm ser a Mulher Invisível (Vanessa Kirby); o irmão de Sue, Johnny, ser o Tocha Humana (Joseph Quinn); e o piloto Ben Grimm, agora transformado em um monstro rochoso, ser O Coisa (Ebon Moss-Bachrach).
Juntos, eles aprendem a desenvolver seus novos poderes como esticar qualquer parte do corpo e controlar o fogo e voar, ao mesmo tempo em que lidam com a maior ameaça que já passou pela Terra-828: o ser cósmico devorador de planetas, Galactus (Ralph Ineson), e seu incansável defensor, o Surfista Prateado (Julia Garner).
Primeiras impressões sobre Quarteto Fantástico
Embora Quarteto Fantástico ainda não tenha chegado oficialmente às telonas, parte da mídia especializada já assistiu ao título em primeira mão e, nos Estados Unidos, as primeiras reações de jornalistas e críticos de cinema já começaram a pipocar pelas redes sociais.
O jornalista de entretenimento Brandon Davis foi só elogios ao filme, dando destaque em especial ao visual arrebatador do longa-metragem.
Segundo ele, “Quarteto Fantástico: Primeiros Passos é visualmente uma das melhores coisas que a Marvel já fez. Algumas partes parecem [o filme] Interstelar e exigem IMAX. Galactus é incrível. O Surfista Prateado está muito, muito bom. Os efeitos visuais foram muitas vezes impecáveis. Cosmicamente e na Terra, Matt Shakman fez um banquete visual”, disse no X, antigo Twitter.
Já a jornalista Lyra Hale enalteceu a atuação do quarteto principal, com destaque para Vanessa Kirby no papel de Mulher Invisível. Ela também falou sobre o filme estar no mesmo nível de Superman quando se trata de uma história sobre esperança, amor e família.
"[O título] também é provavelmente o ponto de acesso mais fácil para as pessoas que querem entrar na Marvel. Pedro Pascal, Joseph Quinn e Ebon Moss-Bachrach foram fantásticos. Mas Vanessa Kirby? Oh, ela arrasou!”, vibrou nas redes sociais.
Chris Killian do ComicBook foi o responsável por dar uma boa notícia para os fãs de quadrinhos ao falar sobre como o título conseguiu fazer jus ao seu material de origem.
Segundo o repórter, "Quarteto Fantástico é demais! Mais do que qualquer outro filme da Marvel antes dele, F4 parece a imaginação de Jack Kirby [co-criador do Quarteto Fantástico] trazida à vida na tela grande. Com este [filme] e o Superman, 2025 pode ficar marcado como o ano em que os filmes finalmente abraçaram a maravilhosa estranheza dos quadrinhos”, avaliou.
O jornalista reclamou apenas de algumas cenas com bebês em CGI, que, segundo ele, são momentos difíceis que podem dar "pesadelo" na audiência.
O ator e criador de conteúdo Matt Ramos se mostrou muito empolgado com o longa-metragem e falou sobre a trilha sonora, outro ponto bastante exaltado entre a crítica até o momento.
“Quarteto Fantástico foi INCRÍVEL! O elenco e a química entre eles sustentam este filme. Pedro entregou minha atuação favorita como Reed. A trilha sonora eleva cada cena e é tão marcante. Galactus é perfeitamente adaptado. Este é um filme com alegria, emoção, comédia e muito mais. Sólido 8/10”, escreveu.
Por fim, Andrew J. Salazar, editor do DiscussingFilm, rasgou elogios ao quarteto principal como outros críticos fizeram, mas pontuou que o filme “foca menos na ação e mais na equipe resolvendo problemas em família”, um diferencial em relação a outros títulos recentes da empresa.
“Pedro arrasa no estoicismo e no brilhantismo arrojado de Reed, enquanto Joseph faz Johnny se sentir tão valente. Mas, cara, não me lembro da última vez que adorei dois heróis da Marvel como o Ben de Ebon e a Sue de Vanessa. Eles mantêm a família unida e dão apoio aos outros quando ninguém mais consegue”, explicou.
Salazar pontuou ainda ter achado o enredo do filme um pouco confuso e percebido que algumas cenas pareciam cortadas, com pressa de acabar. “Não é perfeito, mas o elenco salva”, finalizou.
Quarteto Fantástico: Primeiros Passos chega em 24 de julho de 2025 aos cinemas brasileiros.
Leia também: