Primeira versão de Vale Tudo chega ao Globoplay em formato original 4:3
Por Paulinha Alves |

O Globoplay anunciou que Vale Tudo, clássico da emissora lançado em 1988 chegará à plataforma no próximo dia 20 de janeiro. Embora a novela já esteja disponível no catálogo, a versão que desembarca no streaming este mês faz parte do projeto Originalidade, o que significa que agora estará disponível como foi exibida na íntegra, em seu formato original.
Atualmente, a versão da novela disponível no serviço está ajustada para 16:9, formato widescreen mais comumente usado no televisores de hoje em dia, que estica imagens em 4:3 para ocupar toda a tela. Na versão original, no entanto, que desembarca dia 20, o formato mais “quadrado” se mantém, com barras laterais pretas aparecendo na imagem.
Além disso, o projeto Originalidade também aprimora a qualidade da imagem do programa (de SD para HD), adiciona vinhetas, aberturas e encerramentos originais do folhetim e, no caso de obras que tenham cortes ou episódios omitidos, disponibiliza o material censurado.
As histórias paralelas de mãe e filha
Novela das 20h criada por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, Vale Tudo conta a história da batalhadora Raquel Accioli (Regina Duarte) e da ambiciosa Maria de Fátima (Glória Pires): mãe e filha que, no final dos anos 1980, tem de lidar com a morte de Salvador (Sebastião Vasconcelos), pai de Raquel.
É aí então que, sem contar para a mãe, Fátima vende a casa da família e parte para o Rio de Janeiro, a fim de tentar uma vida melhor na capital carioca. Na cidade, a jovem começa a trabalhar como modelo e se envolve com o garoto de programa, César Ribeiro (Carlos Alberto Ricceli), embora oficialmente tente seduzir o milionário Afonso Roitman (Cássio Gabus Mendes) para conseguir um bom casamento.
Raquel, por sua vez, vai para a cidade maravilhosa em busca da filha sumida, e passa a vender sanduíches na praia ao mesmo tempo em que conhece e se apaixona por Ivan (Antônio Fagundes), administrador de empresas com quem inicia um relacionamento e prospera na vida.
Novela ganhará remake em 2025
Famosa por seus personagens icônicos – entre eles Odete Roitman (Beatriz Segall), mãe de Afonso e socialite que desprezava o Brasil – e bordões de sucesso – como “o sangue de Jesus tem poder” –, a novela foi um sucesso estrondoso, chegando a ser exibida em mais de trinta países, e reprisada em 1992 no Vale a Pena ver de Novo e em 2010 e 2018 no Viva.
Considerada uma das mais marcantes da história da emissora, ela ganhará, agora em 2025, um remake adaptado por Manuela Dias, que tem a difícil responsabilidade de manter o legado do folhetim.
Prevista para estrear em 31 de março, como substituta de Mania de Você, Vale Tudo tem direção artística de Paulo Silvestrini e traz Taís Araújo no papel de Raquel, Bella Campos como Maria de Fátima, Cauã Reymond como César, Humberto Carrão como Afonso, Paolla Oliveira como Heleninha (irmã de Afonso) e Débora Bloch como Odete Roitman.
Leia também: