Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que Anne Hathaway é odiada pela internet?

Por| Editado por Durval Ramos | 27 de Março de 2024 às 19h05

Link copiado!

Divulgação/Oscars
Divulgação/Oscars

Em recente entrevista à Vanity Fair, a atriz Anne Hathaway contou que o diretor Christopher Nolan salvou sua carreira em Hollywood. Segundo a artista, após ganhar o Oscar em 2013, o diretor não se importou com o quanto sua imagem era odiada na internet e decidiu convidá-la mesmo assim para fazer parte do filme que estava produzido — nada menos do que o aclamado Interestelar.

Hathaway, que trabalha na indústria desde os 17 anos, disse para a revista que, na época, vinha sendo ampla e repetidamente ridicularizada por parte do público e pela imprensa, tendo até mesmo virado alvo de um artigo intitulado “Por que todo mundo odeia Anne Hathaway?”.

Continua após a publicidade

Para nós, brasileiros, essa informação pode soar um tanto quanto estranha, já que a atriz, responsável por interpretar papéis icônicos no cinema como a Mia Thermopolis de O Diário da Princesa, a Andrea Sachs de O Diabo Veste Prada e até mesmo a Fantine de Os Miseráveis, parece ter uma imagem bastante impecável em Hollywood.

Nos EUA, no entanto, as coisas parecem não ser bem assim.

Por que Anne Hathaway sofre hate na internet?

Desde o final dos anos 2000 e começo dos 2010, quando vivia um de seus momentos mais frutíferos nos cinemas, Anne Hathaway passou a ser alvo de comentários ofensivos na internet, que diziam que a atriz era uma mulher “afetada”.

Os boatos surgiram não exatamente porque Hathaway tivesse falado ou feito algo que “comprovasse essa condição”, mas porque, de acordo com o burburinho, a artista tinha uma imagem não natural e que exalava presunção.

Nos EUA, especialmente — país em que os ataques sempre foram mais contundentes —, Anne era associada a um arquétipo comum dos colégios norte-americanos: o da garota irritantemente perfeccionista. Para muita gente, não importava exatamente o que a atriz dizia ou fazia nos cinemas, mas sim a imagem supostamente contida e quase “burocrática” que ela passava em sua carreira.

Essa visão atingiu seu ápice em 2013, quando a atriz foi premiada no Oscar e seus haters ganharam o apelido de Hathahaters — transformando-se em uma hashtag bastante movimentada nas redes sociais. Na época, a escolha da Academia fez com que os boatos e deboches sobre sua personalidade ganhassem ainda mais força, especialmente porque, no mesmo momento, Hollywood caía de amores por alguém que era o exato oposto da atriz.

Continua após a publicidade

As comparações com Jennifer Lawrence

Durante o começo dos anos 2010, Hollywood vivia uma paixão declarada por Jennifer Lawrence. A atriz, protagonista da franquia Jogos Vorazes e estrela do longa-metragem O Lado Bom da Vida, era indiscutivelmente a atual namoradinha da América, aclamada em todos os lugares que ia e apontada como a garota que todos queriam ter por perto.

Divertida, espontânea e com um frescor difícil de ver em artistas da indústria, Lawrence era vista como a antítese perfeita de Anne Hathaway. Uma comparação que ganhou ainda mais força no fatídico Oscar de 2013, quando a atriz ganhou a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante por Os Miseráveis e Lawrence foi premiada como Melhor Atriz por O Lado Bom da Vida.

Continua após a publicidade

Ainda que as próprias atrizes nunca tenham alimentado nenhum tipo de rivalidade, parte da imprensa, em especial os tabloides americanos, fizeram questão de enfatizar as diferenças entre as duas, chegando a evidenciar o “discurso metódico” de uma em comparação a queda na escada da outra (algo muito “humano” e nada planejado).

Esses ataques tornaram as coisas ainda mais complicadas para Anne após a premiação, levando, inclusive, muitos profissionais a negarem papéis para ela devido a esse "ódio gratuito" da internet. Foi então que Christopher Nolan cruzou o seu caminho.

"Eu tive um anjo em Christopher Nolan, que não se importou com isso e me deu um dos papéis mais lindos que já tive em um dos melhores filmes de que já participei", relembrou a atriz. "Não sei se ele sabia que estava me apoiando na época, mas teve esse efeito. Minha carreira não perdeu força como poderia ter acontecido se ele não tivesse me apoiado", contou para a Vanity Fair.
Continua após a publicidade

Uma atriz veterana

Mais de dez anos depois, Anne Hathaway continua a todo vapor em Hollywood. Após seu papel em Interestelar, em que dá vida a bióloga e astronauta Dra. Amelia Brand, a atriz esteve envolvida em inúmeros outros sucessos das telonas, como o longa Oito Mulheres e um Segredo, Convenção das BruxasAs Trapaceiras.

Sua má reputação na internet parece ter acabado de vez, tanto porque a "rivalidade" criada com artistas como Jennifer Lawrence ficaram no passado, quanto porque o público parece ter conseguido enxergar e compreender melhor a atriz. 

Continua após a publicidade

Em 2015, ao participar do Lip Sync Battle, um programa bastante popular de interpretação nos EUA, Hathaway foi bastante elogiada pelo público e pela imprensa. Segundo os comentários, a atriz não apenas arrasou em sua performance (um lip sync da canção Wrecking Ball de Miley Cyrus) como também se mostrou mais natural em frente às câmeras.

No momento, a atriz acaba de estrelar o filme Uma Ideia de Você, uma comédia romântica nascida de uma fanfic sobre o cantor Harry Styles. Apontada por muitos como um ponto fora da curva em sua carreira, o título, no entanto, foi muito bem-recebido pela agora veterana de Hollywood, que em uma entrevista no SXSW, disparou: "Não quero ser rotulada e não quero ser colocada em uma caixa do tipo de filmes que devo fazer devido à minha idade, sexo ou porque ganhei um Oscar. Eu quero me divertir, caramba. Isso fala comigo".